Do Folha de Pernambuco

 

Oito pessoas morreram vítimas da leptospirose em Pernambuco este ano, até o dia 30 de julho, segundo dados do mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Os óbitos ocorreram no Recife (4) e em Olinda (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Vitória de Santo Antão (1).

Em relação aos casos prováveis da doença notificados, houve um aumento de 80,2%, de acordo com o balanço da SES-PE. Este ano, até 30 de julho, foram notificados 1.169 casos suspeitos, sendo 231 já confirmados, 239 descartados e 699 em investigação.

No mesmo período do ano passado, o Estado havia contabilizado 24 mortes e notificado 290 casos, dos quais 97 haviam sido confirmados.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

Em todo o ano de 2021 foram notificados 441 casos, sendo 131 casos confirmados, 184 casos descartados e 126 casos em investigação, além de 34 mortes.

O balanço também destaca que 54 cidades pernambucanas enviaram notificações de casos prováveis de leptospirose este ano, sendo os casos confirmados em 19 deles.

Quais são os sintomas?
A leptospirose pode ser assintomática, mas, quando aparecem, os sintomas geralmente passam pela febre, náuseas, e dores de cabeça e no corpo principalmente nas panturrilhas. Pode haver, também, calafrios, dor de garganta e fotofobia, que é a sensibilidade à luz.

Caso apresente algum dos sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. Se tiver tido contato recente com lama ou água de enchentes, também é preciso informar ao médico.

Veja também:   Duque diz que ST retrocedeu e governo Márcia cometeu crime

Como prevenir?
De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, cuidados simples podem evitar a infecção, como lavar bem os alimentos, especialmente as frutas e verduras que serão consumidas cruas, mantê-los guardados em recipientes bem fechados e à prova de roedores e conservar as caixas d’água sempre tampadas.

Além disso, as sobras de comida ou ração de animais domésticos devem ser retiradas antes do anoitecer e as vasilhas mantidas limpas.

Frestas e aberturas em portas e paredes devem ser vedadas. Também é primordial lavar a garrafa ou lata de água, refrigerante e outras bebidas, antes de ingerir e evitar tocar com a boca diretamente no recipiente. A água que for beber, caso já não seja tratada, deve ser fervida por um período de 15 minutos.