GEMIMA, 13 anos e um ensinamento: "Consegui porque gosto de estudar"O FAROL DE NOTÍCIAS entrevistou a pequena Gemima Caline Freire, de 13 anos, que venceu uma competição de redação e ficou na primeira colocação num universo de 10 mil concorrentes. A pauta do certame era sobre acidentes de motos no Estado. Em Serra Talhada, por exemplo, de janeiro de 2012 até maio aconteceram 657 acidentes de moto. Gemima captou muito bem esse cenário e, por isso, venceu o concurso. Ela recebeu ajuda dos professores da sua escola, a Irnero Ignácio, e deu a receita do sucesso em conversa com o FAROL.

“Eu leio muito e estudo muito. Não fico só brincando. Só tem futuro estudando. Digo sempre isso aos meus colegas de classe”, ensina Gemima, que sonha em pretar vestibular para medicina. Ela reside na rua Padre Ferraz com a mãe, que é dona de casa. Seu pai é um mestre de obras e a “pequena notável” sabe dos desafios que tem para alcançar os seu objetivos futuros. Ela divide a premação com os professores que trabalharam o tema durante o ano inteiro. Uma prova que a transversalidade deve ser uma pauta constante nas escolas. “Tive ajuda dos meus professores. Desde o começo do ano a gente estuda a história do trânsito”, relata.

Satisfeita e orgulhosa, sua mãe, Hilma Freire da Silva, garante que fará de tudo  pra que a filha chegue a cursar medicina. Quicá, em Serra Talhada. “Primeiro agradeço a Deus. A sabedoria é Deus quem dá e ela é muito estudiosa. Francamente, não esperava que Gemima tirasse em primeiro lugar”, disse dona Hilma. Gemima Freire, que já escreveu um pequeno livro com 30 páginas (não foi editado) tem por objetivo ingressar  na escola de tempo integral Ceepac, em Serra Talhada, e curtir o seu prêmio tão logo que receba: uma câmara de vídeo que será doada pelo Governo do Estado.