Foto: Redd Francisco/Unsplash
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Com informações de OnlineCurriculo.com

A comunicação eficaz é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho. E a linguagem corporal tem um papel importante nesse contexto. Mesmo nestes tempos em que muitas conversas são mediadas pela tecnologia, o que se percebe na atitude da outra pessoa é tão impactante quanto as suas palavras para demonstrar credibilidade e construir boas relações profissionais.

O poder da linguagem corporal no trabalho

Seja de modo intencional ou não, a sua linguagem corporal transmite mensagens que afetam emocionalmente as outras pessoas e podem fazer muita diferença no dia a dia de trabalho. Ao espelhar a postura da pessoa com quem você está conversando, por exemplo, é possível despertar emoções positivas a seu respeito e atrair mais atenção para o seu ponto de vista.

Da mesma forma, você pode perceber sinais de aprovação em uma entrevista de emprego e decodificar as mensagens não verbais de colegas, clientes e pessoas com poder de decisão no seu meio profissional. Para usar esse poder a seu favor, é preciso identificar aquilo que “o corpo fala” por meio de posturas, gestos, expressões faciais ou outros tipos de comunicação não verbal — tanto nas outras pessoas quanto em você.

Uma dica importante: isso não significa fingir! A ideia é modular o seu comportamento no trabalho para projetar o que você tem de melhor e evitar as impressões erradas. Ninguém precisa parecer que está de acordo com tudo ou expressar algo em que não acredita, mas vale a pena usar a linguagem corporal para demonstrar respeito e cordialidade ao dar a sua opinião.

Como identificar a linguagem corporal

Para identificar as mensagens não verbais que as pessoas enviam por meio da linguagem corporal, você pode observar:

  • Expressões faciais

  • Contato visual e movimentação dos olhos

  • Gestos (incluindo a posição de braços, mãos e pés)

  • Intensidade e tom de voz

  • Interações físicas (toques)

  • Postura e nível de relaxamento ou tensão muscular

  • Proximidade/distância entre você e a outra pessoa

No caso de interações virtuais, também é importante levar em conta detalhes como a intensidade da iluminação escolhida e o posicionamento em termos de distância e “contato visual” com a câmera. Em linhas gerais, esse conjunto de fatores deve ser coerente com as palavras que estão sendo ditas para garantir que você projete aquilo que pretende e entenda o que os outros estão projetando.

Curiosidades sobre a comunicação não verbal no trabalho

Assim como as regras de conduta profissional variam de acordo com a cultura de um povo, o mesmo acontece com a percepção sobre a linguagem corporal. Veja alguns exemplos curiosos sobre a comunicação não verbal com estrangeiros no trabalho:

  • No Reino Unido e em outros países de colonização inglesa, é importante respeitar o espaço pessoal dos outros. Há manuais de etiqueta corporativa que sugerem uma distância mínima de 18 polegadas (em torno de 50 cm).

  • Na China, o ideal é manter um olhar neutro ou mais baixo ao falar algo importante no trabalho. O contato visual direto pode denotar uma intenção de conflito.

  • Na Austrália, o gesto de polegar para cima pode ser considerado rude.

  • Na Índia e arredores, o movimento de balançar a cabeça em direção aos ombros pode ter várias interpretações: indecisão, desinteresse, promessa de refletir sobre o assunto, etc. Tudo bem diferente dos sinais de “sim” e “não” com a cabeça como estamos acostumados.

  • Enquanto no Brasil pode ser normal cumprimentar as pessoas no trabalho com um, dois ou até três beijinhos (dependendo da região), o cumprimento não envolve toque em muitas culturas asiáticas — o mais comum é curvar-se diante da outra pessoa.

Seja onde for, é sempre melhor evitar piscadelas, toques ou outras atitudes que possam ser consideradas invasivas nas relações profissionais. Respeitar a privacidade alheia também é uma forma de preservar o bem-estar de todos no trabalho.

Dicas de leitura sobre comunicação não verbal

A comunicação não verbal é um tema vasto e super interessante para quem quer turbinar a sua competitividade ao procurar emprego ou se comunicar melhor com clientes e colegas de outras partes do mundo. Com boas leituras, você pode ganhar mais consciência sobre a sua linguagem corporal no trabalho e aprender uma série de técnicas para dominar esse poder.

Confira nossas indicações de livros:

  • Linguagem corporal: Guia prático para analisar e interpretar pessoas, do brasileiro Vitor Santos (conhecido pelo canal Metaforando)

  • O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal, de Pierre Weil e Roland Tompakow

  • A linguagem corporal no trabalho: como causar uma boa impressão e se destacar na carreira, de Allan e Barbara Pease.