geni-carlosO Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregou a lista com os nomes dos gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas pelo órgão nos últimos cinco anos. O documento foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no fim da manhã desta terça-feira (5). Ao todo, são 1598 processos de prefeitos e vereadores, além de gestores municipais e estaduais. Com base nessa lista é que a Justiça Eleitoral poderá declarar a inelegibilidade de candidatos políticos.

Só o fato de estar com o nome na lista, não significa que o político poderá ter sua candidatura impugnada. No caso das contas rejeitadas pelo TCE, só se caracterizará inelegibilidade se ficar demonstrado um ato doloso de improbidade administrativa. E isso caberá ao promotor eleitoral decidir.  “Não quer dizer que essas pessoas não poderão concorrer, elas podem até disputar o pleito sub judice, ou aguardando decisão judicial”, completou o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, presidente do TRE.

De Serra Talhada, figuram na lista os ex-prefeitos Carlos Evandro (PR) e Geni Pereira (PROS). Evandro é citado em dez processos diferentes e Geni em dois. O listão do TCE quebra o discurso dos primos ‘pereiras’ que alardeavam que tinham condições jurídicas de entrar na disputa eleitoral deste ano.

Confira aqui a lista completa dos processos.

Do G1 com informações do Farol