ma-onibus-queimado-sao-luis

Três locais de votação foram atacados por criminosos no terceiro dia da onda de violência da Região Metropolitana de São Luís. Neste sábado (1º), duas escolas que funcionariam como locais de votação nas eleições municipais deste domingo (2) além de um centro de referência foram alvos de criminosos. Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) alterou os locais de votação.Nenhuma urna eletrônica foi danificada.

Desde que tiveram início os ataques, cinco locais de votação tiveram que ser alterados. Por causa da onda de ataques, a Justiça Eleitoral adiou distribuição das urnas eletrônicas, que seria feita na sexta-feira, nos 259 locais de votação de São Luís.

Nessa sexta-feira (30), o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, assegurou a realização das eleições neste domingo. “Vamos fazer a contenção deles até a segunda-feira (3), considerando que eles têm uma pauta que nós não temos como responder que é a não realização das eleições”, disse.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitam a capital maranhense para avaliar a situação e discutir o reforço da segurança nas Eleições 2016 e ver as estratégias traçadas entre governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís e TRE-MA para assegurar as eleições municipais de domingo (1º).

O ministro Gilmar Mendes afirmou neste sábado (1º) que foram tomadas todas as medidas necessárias para assegurar a segurança de eleitores e candidatos na votação e que os eleitores podem ir às urnas sem medo.

No início da tarde, Gilmar Mendes e Raul Jungmann se encontram com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa. Em seguida, eles se reúnem com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Onda de violência
Com os ataques dessa madrugada, chega a 24 o número de ataques registrados a ônibus na Região Metropolitana de São Luís desde a última quinta-feira (29), quando teve início a onda de violência em São Luís. Por causa dos ataques, o sistema de transporte público da capital maranhense operou na sexta-feira (30) com frota reduzida.

Frota reduzida e medo nas paradas de ônibus em São Luís (Foto: De Jesus/O Estado)

Na madrugada, escolas foram invadidas e incendiadas pelos criminosos. De acordo com o TRE-MA, duas delas funcionariam como locais de votação neste domingo: a U.E.B. Ensino Fundamental Ana Lucia Chaves Fecury, em São Luís; e Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira, em São José de Ribamar. Além das duas escolas, outro local de votação atacado nessa sexta-feira (30) pelos criminosos foi alterado: o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Nova Terra, em São José de Ribamar.

Leia mais no G1