Publicado às 06h58 desta quarta-feira (22)

Luciano Duque é Prefeito de Serra Talhada e integra a Frente Nacional de Prefeitos

Ser gestor público não é uma missão fácil, precisa ter vocação para servir e determinação para realizar as ações que as pessoas esperam de cada um de nós. No dia a dia, vivemos preocupados com as necessidades do povo e com as amarras do processo burocrático, que nos engessa em coisas simples e nos coloca, permanentemente, na berlinda.

Muitas vezes queremos fazer e não podemos, porque a legislação nos impede. Outras vezes somos obrigados a fazer, e quando fazemos somos questionados do porque ter feito. É sempre assim, um mar de interpretações e uma infinidade de etapas burocráticas.

Veja também:   Assisão será homenageado com título de cidadão em Petrolândia

E vez ou outra nos deparamos com situações que desmancham todo e qualquer planejamento. Somos tirados da rota. Quem imaginaria, por exemplo, os temporais e o grande volume de água que Serra Talhada recebeu esse ano? São situações que modificam o curso das ações e nos tiram o sono.

Mas têm acontecimentos ainda piores, como a pandemia causada pelo coronavírus, que abalou o mundo e mudou todo o nosso cotidiano. O vírus não atingiu apenas a saúde das pessoas e a economia, ele atacou em cheio os governos municipais e a capacidade das prefeituras de sobreviverem em uma condição ainda pior do que viviam, com subfinanciamento e uma demanda cada vez maior.

Esse pandemia veio para desafiar toda a capacidade do sistema público e mostrar o quanto os municípios precisam ser melhor valorizados, pois é nas cidades que o povo busca socorro e quando nos deparamos com um momento dos mais graves e devastadores da nossa história recente, vemos o quanto é urgente um novo pacto federativo que permita mais capacidade de ação para os governos municipais.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Quanto a nós gestores públicos, é se agarrar na vontade de melhorar a vida das pessoas e ter a coragem de seguir dia após dia, sabendo que seremos questionados e cobrados por um longo tempo, mesmo quando deixarmos as nossas funções, que graças a democracia, são transitórias.

É preciso ter Fé em Deus e acreditar no futuro para que sigamos fazendo mais. É preciso ter vocação, vontade e amor pelo ofício de cuidar das pessoas. E esses são sentimentos que não faltam em mim, que me fazem acordar cedo todos os dias e enfrentar todos os desafios.

Vamos continuar firmes, colocando em primeiro lugar a saúde e a vida das pessoas, superando as adversidades e buscando novas vitórias a cada dia.

Veja também:   Trio surpreende morador e invade casa no centro de ST para roubar

Que Deus nos abençoe e dê mais sabedoria para seguirmos em frente, trabalhando e melhorando a vida do nosso povo!