Lula embarca de SP em viagem ao Egito para COP 27Por g1 SP e TV Globo — São Paulo

 

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou nesta segunda-feira (14) de São Paulo em viagem para o Egito, onde irá participar da COP 27, a Conferência do Clima da Organizações das Nações Unidas (ONU). A informação foi confirmada ao g1 por volta das 8h10 pela assessoria de imprensa de Lula. Ele iria num avião fretado que saiu do Aeroporto Internacional em Guarulhos, na Grande São Paulo.

“Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos”, escreveu Lula, nesta segunda, em seu Twitter sobre a ida ao país africano.

Veja também:   Confira a previsão de hoje (16/09) para seu signo

O evento começou no dia 6 de novembro na cidade egípcia de Sharm El Sheikh e discute medidas de enfrentamento à mudança climática. A agenda de Lula no Egito prevê também encontros bilaterais com autoridades de outros países.

Lula deixou sua casa na Zona Oeste da capital, numa comitiva com outros carros, sem falar com a imprensa, e seguiu para um hangar na mesma região, onde pegaria um helicóptero até o aeroporto.

Comitiva de Lula chega a hangar na Zona Oeste, de onde presidente eleito pegará helicóptero até aeroporto em Guarulhos — Foto: Fernando Grolla/TV Globo

Comitiva de Lula chega a hangar na Zona Oeste, de onde presidente eleito pegará helicóptero até aeroporto em Guarulhos — Foto: Fernando Grolla/TV Globo.

Veja também:   Intervalo de treinos ajuda a recuperar e dar mais intensidade física a Pipico

 

No sábado (12) ele passou por exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, antes de embarcar. De acordo com boletim médico, os testes de imagem de Lula estão normais e seguem mostrando uma completa remissão do tumor na garganta diagnosticado em 2011. Isso significa que não há indícios de células cancerígenas no organismo (leia íntegra abaixo).

Ainda segundo o hospital, o presidente eleito tem alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e uma pequena área de leucoplasia na laringe.

O médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe médica que atendeu Lula, explicou que leucoplasia é uma mancha ou placa branca da mucosa da corda vocal, em geral benigna.

Veja também:   Vídeo revela perigo de tráfego e morte em rodovia de ST

Os médicos disseram que não é preciso qualquer tipo de medicação, apenas acompanhamento rotineiro. O presidente eleito já recebeu alta.

Íntegra da nota divulgada pelo Hospital Sírio-Libanês:

“O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.

Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e  pequena área de leucoplasia na laringe.

O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.”