lula 4O ex-presidente Lula deu uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (4), no Diretório do PT em São Paulo, após ter prestado depoimento durante a 24ª fase da Operação Lava Jato. Emocionado, Lula desabafou:

“Não precisava ter mandado coerção na minha casa hoje de manhã, na casa dos meus filhos. Mas lamentavelmente eles preferiram utilizar a prepotência, a arrogância, e fizeram um show, um espetáculo de pirotecnia. É lamentável que uma parcela do Ministério Público esteja trabalhando em associação com a imprensa”, disse Lula. O ex-presidente alertou que, se com a Operação Lava Jato “quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. Vamos para a rua!”, sendo em seguida muito aplaudido pelos militantes presentes.

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

“Me senti prisioneiro hoje de manhã. Já passei por muitas coisas na minha vida, mas eu acho que nosso país não pode continuar assim, amedrontado, com qualquer juiz que puna alguém recebendo prêmio da Rede Globo, da revista Veja. Minha indignação é pelo fato de às seis da manhã, delegados muito gentis, por sinal, baterem na minha porta informando que estavam cumprindo uma decisão do juiz Sergio Moro. Poderiam muito bem ter me convocado para prestar depoimento em Curitiba e eu iria, sem nenhum problema”, criticou. “Antes deles já éramos democratas”, disse Lula, sobre os investigadores da Lava Jato.

Ao falar de Marisa, declarou: “Ela merecia respeito”. “Eu sou um homem que acredito em instituições de Estado forte. Estado forte é a garantia do estado democrático. E desde a Constituinte briguei para ter um Ministério Público forte. Mas é importante que os procuradores saibam que uma instituição forte tem que ter pessoas responsáveis”, destacou Lula. Para ele, “o que aconteceu hoje era o que precisava acontecer para o PT levantar a cabeça”.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

O ex-presidente, que já havia se manifestado mais cedo aos filiados do Partido dos Trabalhadores, disse que uma parcela da Justiça se subordinou a alguns veículos de comunicação e deixou de lado o princípio de primeiro investigar para depois julgar.