Do RFI

 

As urnas das seções eleitorais na Europa já fecharam, apontando uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva em praticamente todos os países. De acordo com as informações divulgadas pelos consulados brasileiros, baseadas nos boletins emitidos pelas urnas no final da votação, Lula chegou na frente na França, Portugal, Espanha, Itália, Áustria e Rússia. Na Suíça, a diferença de votos foi pequena. Mas em cidades como Berlim, na Alemanha, o petista conquistou quase 90% dos votos.

 

Com informações da RFI em Paris e dos correspondentes em Lisboa, Londres, Genebra e Madri

 

Logo após a divulgação dos resultados de Paris, único local de voto para os brasileiros que vivem na França, onde Lula conquistou 82,94% dos votos, contra 17,06% para Bolsonaro, vários consulados europeus começaram a comunicar os boletins de suas urnas.

Na Alemanha, a capital foi a cidade que registrou maior vantagem para Lula. O petista, obteve 88,3% dos votos válidos, contra 11,7% de Bolsonaro. O ex-presidente também ganhou em Frankfurt (67,5%), em Munique (69,4%), Hamburgo (78,5%) e em Colônia (77,7%).

Em Portugal, maior colégio eleitoral europeu, com 80 mil brasileiros habilitados a votar, Lula obteve 64,5% dos votos em Lisboa, contra 35,5% para Bolsonaro. O petista conquistou 64,8% dos votos no Porto, contra 35,20% para o atual presidente e, 52% em Faro, contra 48% para Bolsonaro.

Na Espanha, de acordo as primeiras informações divulgadas pelos ficais, 56,09% dos votos válidos de eleitores brasileiros em Madri foram para Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro ficou com 43,91%. Em Barcelona, outro local de votação na Espanha, Lula conquistou 75,51% dos votos válidos. No primeiro turno, o candidato do PT também venceu nas duas cidades espanholas.

O ex-presidente também venceu na Itália, com 5.810 votos, contra 4.698 para Bolsonaro, e aparece como vitorioso também no Reino Unido, mesmo se os resultados ainda não foram totalmente compilados.

Resultado apertado em Genebra

 

Em Genebra, na Suíça, a diferença de votos entre Lula e Bolsonaro foi, mais uma vez, estreita. No segundo turno, Lula teve 2.320 votos e Bolsonaro, 2.279, o que representa uma vantagem de apenas 41 votos. No primeiro turno, foi de 51.

Representantes do Consulado-Geral do Brasil em Genebra divulgaram os resultados diante de policiais de prontidão. Mas o clima é completamente diferente do primeiro turno quando, após o encerramento, houve confusão entre eleitores de Bolsonaro e Lula.

O ex-presidente venceu ainda colégios eleitorais menores, como Áustria, Dinamarca, Grécia, Holanda, Polônia e Rússia.