Luta de Bárbara contra o câncer faz nascer Ong em ST

Foto: Licca Lima/ Farol de Notícias

Publicado às 13h18 desta sexta-feira (27)

O programa Falando Francamente recebeu, na última quarta-feira (25), Bárbara Ferreira, representante da Ong Amparo Amigo, que realiza o trabalho de acolher e ajudar pacientes que estão lidando com o câncer. Bárbara falou sobre o surgimento e funcionamento da entidade.

A organização social nasceu em 2018 através da mobilização de duas serra-talhadenses que travaram uma intensa luta contra o câncer. Ao perceberem a falta de uma estrutura adequada e a pouca informação para os pacientes, Bárbara e Váleria Gonçalves resolveram usar suas histórias de superação para construir uma rede de apoio para pessoas que vinham enfrentando as dificuldades da doença e do tratamento.

Continua depois da publicidade

“O Instituto Amparo Amigo nasceu no coração de Deus primeiramente. Nasceu da história de duas pessoas que tiveram câncer em localidades diferentes, tipos de câncer diferentes porém com a mesma idade. Quando ela [Valéria] voltou para Serra Talhada, ela sentiu esse desejo, Deus plantou esse desejo de amparar estas pessoas, de cuidá-las, amá-las. Ela compartilhou comigo esse desejo. Então, a gente começou a orar, a pedir a orientação de Deus de como começar e começamos a atuar em 2018”, contou Bárbara.

O Amparo Amigo conta com uma equipe gestora formada por 10 mulheres. As demais pessoas que compõem o voluntariado da Ong é formado por diversos tipos de profissão, desde trabalhadores da área da saúde até profissionais de mídia. A entidade obtém recursos através de doações de empresas ou de cidadãos comuns.

A Ong acompanha cerca de 60 pacientes do município de Serra Talhada. A maioria de pessoas acolhidas é de mulheres e deste grupo 18 enfrentam o câncer de mama. Bárbara aproveitou para alertar os homens sobre o autocuidado. Ela informou que grande parte dos homens assistidos pela Amparo Amigo estão na fase avançada da doença e muitos deles lutam contra o câncer da Próstata.

Bárbara explicou que a Ong ajuda os pacientes com um valor mensal e simbólico para os custos com alimentação durante a viagem para o tratamento em Recife. Há também a doação de cestas básicas todo mês para aqueles em situação de vulnerabilidade.

“O Amparo Amigo é um abraço de Deus nessa sociedade que sofre. Eu tinha o pão sobre a mesa, mas tem pessoas que estão nesta situação e não tem. Você chega em bairros carentes  e tem pessoas que não sabem do seu direito de pegar o remédio, de ter o seu auxílio, de ser orientado. Nós temos na nossa equipe de voluntários desde a área da saúde até pessoas na área judicial para orientar os pacientes  quanto os seus direitos e lutar por eles” explicou.

Continua depois da publicidade

OUTUBRO ROSA

Aproveitando a campanha do Outubro Rosa, ela deixou um recado muito importante para as mulheres que estão passando por esta fase tão complexa.

“Você mulher que descobriu um câncer de mama: Não é o fim! O diagnóstico de câncer parece o fim da linha mas ele não é. A sua vida continua aí. O diagnóstico é apenas uma pedra no seu caminho que você, através da fé, do apoio dos pessoas que te amam, do Amparo amigo; caso você nos procure; você vai conseguir transpor essa barreira. Não se desanime!”, finalizou.

Para ser voluntário do Amparo Amigo, basta informar que deseja ajudar na causa. A sede do Amparo Amigo está localizada na Rua Luiz Olavo de Andrade, 1149, AABB e seu horário de funcionamento é de 08h Às 11h e de 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

As contribuições para a Ong podem ser realizadas através do pix 45 601 782/0001-52 [CNPJ do instituto]. Para mais informações basta entrar em contato pelo perfil @amparoamigo , número de telefone (87)99988-7037 ou o e-mail amparoamigo2022@outlook.com .