4jan2015---o-presidente-da-venezuela-nicolas-maduro-faz-pronunciamento-transmitido-pela-tv-em-caracas-1451993757621_615x300O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu “união nacional” nesta sexta-feira e um “diálogo construtivo” com a oposição para enfrentar a emergência econômica do país.

“Convoco a todos para um diálogo construtivo, para a ação, para a construção de uma nova economia, para desativar qualquer mecanismo vinculado à especulação da moeda, dos preços, para que o capitalismo selvagem não continue tragando nossa moeda”, afirmou Maduro em seu discurso anual no parlamento, que conta com maioria opositora pela primeira vez em 17 anos.

O presidente disse que “ninguém deve pensar que as soluções correspondem a um único setor ou a uma só autoridade” e comentou que a solução para os problemas econômicos do país requer “um processo sustentado de encontro, que corresponde a todos”.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

“Temos que passar de uma economia rentista para uma produtiva, temos que superar o modelo econômico ultradependente do setor petroleiro, chegou a hora de diminuirmos toda essa dependência, todo esse atraso”, frisou Maduro.

O presidente venezuelano afirmou que o país assiste à “queda mais severa” dos preços mundiais do petróleo e ressaltou que essa transformação da economia venezuelana é urgente e precisa da participação de todos os setores.

“Ou fazemos isso agora ou não haverá opções de verdade para o prejuízo estrutural que nossa nação pode sofrer”, afirmou o chefe de Estado.

( Da EFE )