Foto cedida pela mãe ao Farol

Publicado às 05h34 desta terça-feira 915)

Há cinco meses, Maria das Graças Teodosio da Costa, 33 anos, casada, agricultora, mãe de duas crianças, residente no bairro Cohab em Serra Talhada, descobriu por meio de uma ressonância, que seu filho de uma ano e dois meses, José Nícolas Ilan Teodosio da Silveira, sofre com hidrocefalia (acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro).

Nesta segunda-feira (14), Maria das Graças entrou em contato com o Farol de Notícias para relatar a demora da marcação de uma consulta pelo TFD (Tratamento Fora de Domicílio) do município, para o neurocirurgião no IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) em Recife. 

A mãe percebe que a cada dia que passa o garoto sofre mais, e o estado de saúde dele se agrava. Ela contou para o Farol que há três meses levou os documentos que recebeu da médica pediatra da UPAE (Unidade de Pronto Atendimento Especializado) de Serra Talhada para que o TFD realizasse a marcação para a consulta com o neurocirurgião, mas até o momento não obteve respostas. 

“Eu tenho um menino que é especial. Eu já deixei os papéis no TFD e está demorando demais. É para o [neurocirurgião]  avaliar a criança para fazer a cirurgia, porque ele está sofrendo muito. Ele sente muita dor de cabeça, fica agoniado. A cirurgia é para colocar uma válvula na cabeça dele, é urgente, para drenar o líquido. Eu não recebi nenhum benefício dele porque os médicos não deram laudo. Eu nunca recebi um centavo de despesa de custo do TFD, essa verba vem, mas eu nunca recebi nenhum centavo. Não posso trabalhar porque tenho que cuidar dele”, disse Maria das Graças.

Como tem sido a vida de Nícolas desde o nascimento

A vida de Nícolas não tem sido fácil. Antes mesmo de nascer, já enfrentava a luta pela sobrevivência. Maria das Graças não teve ele no tempo devido, e quando o parto foi realizado, Nícolas precisou de oxigênio; e a mãe teve hemorragia e quase morreu.

Depois de tudo, os dois sobreviveram. Após o nascimento, o garotinho foi descoberto com três hérnias inguinais, que há três meses, uma sumiu,  e duas foram retiradas por meio de cirurgia [relembre aqui]. Com saúde frágil, ele tem refluxo, e não se alimenta de quase nada, só mama e come papa. Maria das Graças contou para o Farol que ele não anda, tem os pezinhos tortos e precisa usar uma botinha, mas ele não tem. Também há a necessidade de fazer fisioterapia, mas perdeu a vaga na UPAE. 

O OUTRO LADO

Nesta segunda-feira (14), o Farol de Notícias entrou em contato com a Assessoria de Comunicação de Serra Talhada, mas até o fechamento desta edição não obtivemos respostas.

Família com bebê luta para conseguir cirurgia em ST