Mãe processa Google e Character.ai após IA mandar seu filho matar os pais - Imagem: Freepik
Mãe processa Google e Character.ai após IA mandar seu filho matar os pais – Imagem: Freepik

Com informações do Correio Braziliense

Um caso diferente chamou a atenção essa semana, quando uma mãe processou o Google e a empresa Character.ai depois de descobrir que um personagem de IA estava incentivando seu filho a mata ela e seu marido.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O jovem, identificado apenas como “JF”, tem 17 anos e é diagnosticado no espectro autista, segundo a mãe, o rapaz sempre teve uma personalidade tranquila. Porém, recentemente ele perdeu 9 kg, começou a apresentar comportamentos estranhos, e até passou a se cortar.

Após fazer uma investigação no celular do filho, ela descobriu que o jovem mantinha conversas com personagens de inteligência artificial no aplicativo Character.ai. Ao ler as conversas, ela encontrou um diálogo no qual a IA dizia ao rapaz para se cortar como uma forma de lidar com a tristeza.

Em outro trecho da conversa o jovem relata que estava triste por seus pais controlarem o seu tempo de tela, e a inteligência artificial afirma que eles “não mereciam ter filho”. Mais personagens se juntar a conversa, até que um deles fala em “combater os pais”, inclusive citando assassinato.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Em entrevista ao jornal americano Washington Post, a mãe relatou que foi necessário internar seu filho depois que ele se cortou na frente dos irmãos mão novos.