Do Diario de Pernambuco

Camila Abreu, mãe de Francisco, chamando carinhosamente de Chico, publicou, na terça-feira (29), um vídeo raspando o cabelo de seu filho, de 6 anos, que sofre de leucemia. As imagens da mãe, às lágrimas, viralizaram nas redes sociais e emocionaram muitas pessoas, pela postura do garoto.

Eles são de Porto Nacional, a 59 km de Palmas, no Tocantins, e desde maio estão em Barretos, no interior de São Paulo, onde o garoto faz tratamento. Camila contou, em seu perfil do Twitter, que decidiu fazer a raspagem porque o cabelo de Chico já estava caindo em razão da quimioterapia. Em apenas um dia, foram mais de 2 milhões de visualizações.
No Instagram, a mãe publicou um IGTV que alcançou mais de 18 mil curtidas, com a legenda: “Chegou aquele momento que eu morria de medo, ficava super aflita. Francisco está há 2 meses fazendo tratamento para leucemia no @hospitaldeamor. No começo os médicos até acharam que não ia cair cabelo, mas as últimas químios foram bem fortes e então começou a cair sem parar. Chico é força, Chico é fé! Por mais zangado que ele fica, às vezes, tendo que ir todos os dias ao hospital, ele sempre leva tudo na leveza e na brincadeira. Te amo meu amor mais lindo desse mundo, já está dando tudo certo!”
Assista o vídeo clicando aqui.
Leucemia infantil
De acordo com o Instituo Nacional do Câncer (INCA), os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, que atingem os glóbulos brancos.
Apenas 3% dos casos de leucemia ocorrem em crianças, sendo considerado raro.
O câncer em crianças é diferente do causado em adultos, pois são predominantemente de natureza embrionária e, geralmente, proporcionam melhor resposta aos tratamentos atuais.
Crianças que passam pela quimioterapia precisam de acompanhamento pelo resto da vida.