DSC_0220Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Com apenas dois anos de idade, a possibilidade de aproveitar uma vida saudável foi ceifada por um pequeno coração doente e três acidentes cardiovasculares em José Pedro da Silva Coelho, de apenas 7 anos, morador do bairro Bom Jesus. Filho da dona de casa, Ana Cristina Gomes da Silva, 28 anos e o vendedor de melancias, José Coelho da Silva, 31 anos, ‘Pedrinho’ é uma criança cheia de limitações e hoje se alimenta através de sonda, é cadeirante e passa a maior parte do seu tempo em consultórios médicos de Serra Talhada e Recife.

De acordo com sua mãe, até os dois anos levava uma vida normal, porém Pedro é portador de Transposição das Grandes Artérias (TGA), uma das mais comuns cardiopatias congênitas, que se desenvolvem enquanto o feto ainda é um embrião. A doença cardíaca fez com que desenvolvesse outras doenças agravassem o quadro de saúde dele, mas jamais lhe tirou o sorriso do rosto. Aos dois anos de idade teve três AVCs e chegou a ficar cerca de seis meses internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e hoje também tem estenose pulmonar e trombofilia rara do metileno.

“Pedro já teve três AVCs e ficou especial, come por sonda, é cadeirante e faz todas as suas necessidades nas fraldas. Tinha dois meses e meio quando fui encaminhada para Recife sem diagnóstico, somente lá fiquei sabendo do problema do coração. Um dia dormiu e acordou com o AVC, dez dias depois ele deu outro, com mais dois meses outro. Ficamos no hospital de 18 janeiro de 2011 e saí no 17 julho. Desde então faz tratamento em Recife com vários médicos e já deu várias tromboses. A última foi no intestino, foi a pior e a que ele mais sofre”, relatou a mãe.

PedrinhoPedrinho antes de sofrer os AVCs (Foto cedida pela família)

DIFICULDADES FINANCEIRAS

Apesar dos problemas financeiros para manter todos os tratamentos, os pais de Pedrinho são ícones de perseverança e força, pensando sempre no conforto dele. Dividindo o tempo entre os cuidados com o menino, com a casa e a outra filha de seis meses, a mãe também vende produtos de beleza e roupas para ajudar nas despesas. Em conversa com o FAROL, Ana Cristina desabafou que sonha em montar um quarto adaptado para as necessidades dele. “Minha casa é pequena e não da para se locomover com ele. Atualmente, Pedro dorme comigo na cama, sem conforto nenhum”.

Sem conseguir dimensionar valores financeiros, a família de Pedro enfatizou que apesar de ter conseguido tratar o filho pelo SUS, quase toda a renda familiar vem da venda de melancias na feita livre de Serra Talhada e boa parte é gasta com o tratamento dele. com fraldas. Para entrar em contato com Ana Cristina e José Coelho, o telefone é 9- 9961-9148 e ajudar a realizar o sonho dessa família, que é dar mais conforto ao Pedro.

DSC_0207 DSC_0236Ana Cristina fez questão de mostrar com orgulho para as lentes do FAROL, as fotos do filho desde os primeiros meses de vida