Foto enviada pelas mães ao Farol durante noite de espera na creche

Publicado às 20h30 desta terça-feira (3)

Mães e pais serra-talhadenses estão enfrentando filas que viram noites e a madrugada nas portas das creches geridas pelo governo Márcia Conrado. Nesta terça-feira (3), o Farol recebeu dezenas de relatos angustiados de moradoras do bairro Ipsep, um dos mais populosos da cidade, dando conta de uma desorganização na gestão de matrículas na Creche Municipal São João Batista, ocasionando numa situação revoltante.

Mães estão passando mais de 12h em filas para tentarem matricular seus filhos dentro do calendário divulgado pela creche. Nesta terça-feira (3), Natasha, 32 anos, cambista, entrou em contato com o Farol de Notícias para reclamar a falta de vagas na creche do bairro. Ela conta que procurou a São João Batista e foi informada que as vagas disponíveis são apenas para as crianças de até dois anos de idade.

“Procurei a creche para o meu filho no Ipsep e disseram que só têm vagas para até dois anos. Acho errado não ter vaga para criança com essa idade de três anos. Em todas as creches falam a mesma coisa, só até dois anos. E as mães com crianças de três anos não precisam trabalhar? Se eu pudesse colocar numa escola particular, lógico que colocaria, mas não posso”, relatou Natasha, dizendo que dezenas de crianças do bairro ficarão sem ir a escola.

“CUIDANDO DE VOCÊ”: 12 HORAS NA FILA

O lema “cuidando de você” divulgado pelo governo Márcia Conrado não vem se adequando à realidade enfrentada por dezenas de mães do bairro Ipsep, como no caso de Maria Aparecida Barbosa, 39 anos, costureira. Ela disse que se programou para ir para a fila por volta das 2h da manhã e quando chegou ao local a fila já contava com 26 pessoas.

Dona Maria Aparecida descobriu, em meio ao frio da madrugada deste dia 3, que as pessoas na verdade haviam chegado ali por volta das 20h da noite anterior, ou seja, na segunda-feira (2). Mesmo passando cerca de 12 horas na fila, a mãe não conseguiu garantir a vaga para seu filho e encara a situação como um desrespeito do governo Márcia Conrado com a população.

“Eu não sabia que o pessoal ia lá acampar praticamente a noite toda nas calçadas para fazer essa matrícula, as pessoas passavam e tiravam foto da fila. Assim que eu soube ontem à noite eu fui e nem tomei banho. Saí nas carreiras para não perder a vaga. Quando eu cheguei lá já não tinha mais, porque são 15 vagas e já tinham 26 pessoas. Fiquei em uma lista de espera, que a gente sabe que é muito difícil alguém desistir, eu acho desnecessário o pessoal ir muito antecipado. Assim como eu, tinham muitas pessoas que se programaram para ir de madrugada, e 20h a pessoa ir e já estar lotado de gente. E quem vai de madrugada se depara com o aviso de que as vagas já foram preenchidas. Como assim? Se as matrículas eram hoje e as vagas já estavam preenchidas ontem à noite? Eu achei uma falta de respeito”, desabafou.

DESENCONTRO DE INFORMAÇÕES 

Outra moradora do bairro, Aparecida Izabela Barbosa, disse que as informações fornecidas pela creche São João Batista não condizem com o praticado nos dias de matrícula. Segundo ela, o dia de matrículas para o Maternal III, correspondente a crianças de 3 anos, é nesta quarta-feira (4), mas nesta terça-feira (3) foi informada que as vagas já estavam todas preenchidas. Ela também ratifica que a quantidade de crianças em idade de creche no bairro hoje é muito superior ao que as instituições comportam. E que isso precisa mudar urgentemente.

“Eu moro na rua da creche praticamente, e ouvi dizer que tem vaga na Cagep. Eu vou sair do lado da creche do Ipsep para levar meu filho de apenas três anos para a Cagep? Os grupos do Mãe Coruja e outras mães estão relatando na cidade toda, tem gente indo dormir dois dias antes nas filas. No meio da rua, no meio da chuva, para conseguir uma vaga em uma creche aqui em Serra Talhada. Sendo que é um direito de todos, e um bairro como o Ipsep só tem 20 vagas para o Ipsep todo. Meus filhos precisam estudar, se não conseguir eu vou procurar meus direitos no Ministério Público, na defensoria, vou onde for preciso”, disse Aparecida Izabela.

O OUTRO LADO: O QUE DIZ O NOVO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO?

Nesta terça-feira (3), o Farol entrou em contato com o novo secretário de Educação, Erivonaldo Alves, para saber como o governo Márcia Conrado pretende sanar o problema. Ele respondeu mensagem enviada pela redação do Farol dizendo que iria enviar uma nota, via assessoria de comunicação, sobre o caso. Até fechamento desta edição (às 20h30) não obtivemos retorno.