Mães pedem volta às aulas nas creches de STPublicado às 17h38 desta quarta (9)

Diante da volta às aulas presenciais na Rede Municipal de Educação de Serra Talhada, mães do bairro Bom Jesus e Cagep procuraram a reportagem do Farol para questionar quando retornará as aulas das creches para crianças abaixo de quatro anos. No momento, as aulas para essa faixa etária permanecem no sistema remoto de ensino.

Uma das mães, de 33 anos, que pede para não ter sua identidade revelada, desabafou sobre a sua situação familiar, que se assemelha de muitas outras casas serra-talhadenses. Ela afirma que precisa trabalhar e não tem com quem deixar o filho de 1 ano e três meses, matriculado no Maternal I. Seu marido é servente de pedreiro e tem segurado sozinho as contas da casa.

“Eu estou prestes a perder meu emprego porque não tenho com quem deixar meu menino, meus pais são falecidos e os pais do meu marido moram no sítio. As creches voltaram a receber os alunos do Pré I e Pré II, mas o maternal ainda não pode voltar. As crianças ainda não foram vacinadas, porque essa seleção? Porque o maternal não volta também? As mães das crianças do maternal também precisam voltar a trabalhar. Gostaria de saber o porquê dessa decisão da prefeita?”, questionou a serra-talhadense.

“Muitas mães estão apreensivas, precisando trabalhar e não tem previsão de quando se inicia as de algumas turmas, esperamos uma posição urgente da Secretaria Educação, uma das mães está passando por necessidades, porque não pode ir em busca de trabalho por não ter onde deixar o filho, sem nenhum familiar morando perto ou rede de apoio”, disse outra mãe.

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Secretária de Educação de Serra Talhada, Marta Cristina Xavier, para saber como está o processo de retorno das aulas das crianças nas creches do município. Até o fechamento desta edição [17h30], não obtivemos retorno das ligações.