Foto: Celso Garcia/Farol de Notícias

Publicado às 05h56 deste sábado (28) 

Nessa quarta-feira (25), o programa Falando Francamente da TV Farol contou com a presença do músico, o paulista Maercio Lopes, que deu detalhes sobre o trabalho que desenvolve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Serra Talhada (APAE) por meio da Musicoterapia. O projeto é fruto do programa de estágio regular do curso que está para concluir e que irá conferir a Maércio Lopes o título de  Musicoterapeuta. 

Maercio Lopes, dono de um currículo extenso no mundo da música, com lançamento de CDs autorais, criação de jingles para programas de TV com repercussão nacional, dentre outras experiências, contou ao Farol que o trabalho que está desenvolvendo na APAE conta com a presença de 500 crianças, e outras 400 estão na lista de espera. 

“Você vê o quanto a música é importante e como ela consegue chegar em vários lugares, com acesso muito rápido na vida das pessoas. Fazemos, a princípio, uma análise de todo o histórico musical do paciente, dos pais, e através desse histórico conseguimos chegar na alma da pessoa. A música faz conexão com o cérebro, mas para quem faz [musicoterapia], ela tem mais conexões. Vários instrumentos ficam disponíveis e eles chegam e pegam e fazem a música de uma forma bem mágica. Alí há a expressão, a socialização”, contou Maercio Lopes. 

Confira todos os detalhes na entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol