duque

Foto: Agência Papiro

Após estipular aumento de quase 300% no IPTU 2014, o governo Luciano Duque elevou também, em até 100%, os valores do ISS (Imposto Sobre Serviços). A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Planejamento Marcondes Osório, durante entrevista à Rádio Cultura FM, nesta terça-feira (15). Osório, no entanto, substituiu o termo “aumento” por “readaptação”.

E tentou justificar uma majoração de 2,5% para até 5% afirmando que o valor do tributo não era revisto há anos. O secretário reconheceu que a elevação foi aplicada de forma errada, ou seja, alta demais para alguns prestadores de serviços e garantiu que a falha na cobrança será corrigida.

Leia mais: TARIFAÇO: Cresce insatisfação contra IPTU e surge movimento para barrar aumento do ISS

“Evidentemente, os prestadores de serviços estavam acostumados a trabalhar desde 2005 com a mesma alíquota. Nós percebemos, e já estamos trabalhando para corrigir isso, que alguns prestadores foram prejudicados, pois algumas atividades tiveram majorado as suas alíquotas e acabaram por prejudicar a prática de alguns deles. Vamos analisar criteriosamente cada um dos casos e vamos providenciar (a correção), junto com a Câmara de Vereadores, por ordem do prefeito Luciano Duque”, prometeu o secretário de Planejamento.

PRIMEIRA FALHA NO IPTU

Antes desta nova falha verificada na cobrança do ISS, o governo Luciano Duque declarou, meses atrás, que havia errado também na emissão dos carnês do IPTU 2014. Os talões chegaram nas mãos da população, segundo a prefeitura, sem um desconto de 40%. Mesmo assim, muitos contribuintes garantem que não irão pagar o tributo. Outros estudam ingressar judicialmente contra a cobrança considerada abusiva.

Leia mais aqui: IPTU: Diante a pressão popular, prefeito de ST admite erro em carnês; mas mantém elevação do tributo