Mais de 900 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep de 2014, cujo prazo final para a retirada nas agências da Caixa é na próxima quinta. O valor é de cerca de um salário mínimo (R$ 880).

O benefício pode ser sacado na Caixa Econômica Federal. Quem possui cartão cidadão pode se dirigir a um caixa eletrônico ou casa lotérica e retirar o dinheiro até dia 30, quando as agências já estarão fechadas. Se o valor não for retirado até o fim do prazo, o valor retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e não poderá mais ser sacado.

Veja também:   Com Hospam superlotado e sem pediatra, população é prejudicada e coloca em xeque "4º polo médico"

Tem direito ao benefício quem trabalhou com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2014, recebendo até dois salários mínimos. É preciso ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e nome informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

É possível consultar, no site do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br/abono-salarial), quem tem direito ao benefício. O prazo final para o saque foi estendido. A princípio, terminaria em 30 de junho. Em setembro, foi ampliado para o último dia do ano.

Veja também:   Prédio que desabou em Garanhuns teve problemas desde a construção

Há R$ 802 milhões disponíveis para retirada.

Trabalhadores e servidores públicos cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos têm direito ao saque. É preciso ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2014 e ter recebido até dois salários mínimos por mês.

Da Folha de PE