Assim como os brasileiros, os médicos estrangeiros selecionados pelo programa Mais Médicos têm preferência pelas capitais e regiões metropolitanas. Levantamento feito pelo GLOBO com as 27 capitais e as cidades de suas regiões metropolitanas mostra que elas foram o destino indicado para 52,21% dos 521 estrangeiros com registro profissional em outros países.

Mesmo quando somados estrangeiros e brasileiros formados no exterior, as capitais e regiões metropolitanas receberão pelo menos 51,05% do total de profissionais, ou seja, mais da metade. Os índices são pouco diferentes dos observados no caso de médicos com registro no Brasil, em que 51,88% vão para as capitais e regiões metropolitanas.

Ao todo, o programa selecionou 1.305 médicos com registro no Brasil. Deles, 938 já tinham sido divulgados na terça-feira da semana passada, enquanto a lista com os outros 367 saiu no sábado. Esses médicos já homologaram sua inscrição, ou seja, já aceitaram trabalhar na cidade indicada pelo ministério.

Caso todos os médicos homologuem sua participação no Mais Médicos, o programa terá 2.020 médicos, o suficiente para atender apenas 13,1% da demanda de 15.460 vagas pedidas pelos municípios. Uma nova etapa de seleção coemçará no dia 15 de agosto, para preenchimento das vagas restantes.

( O Globo)