Do G1-PE

A partir desta terça-feira (1º), o Hospital Provisório Recife 3 (HPR-3), na Imbiribeira, na Zona Sul, montado para atender vítimas com a Covid-19, deixa de receber pacientes. De acordo com a prefeitura, haverá a desativação gradual da unidade. O centro de saúde conta com 107 leitos, sendo 80 unidades de terapia intensiva e 27 enfermarias.

Em meio à pandemia, foram montados sete hospitais de campanha e este será o sexto a ser desmobilizado, segundo a Secretaria de Saúde (Sesau). O único que continua funcionando é o Hospital Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, no Centro do Recife.

Nesta terça, havia 63 pacientes internados n HPR-3, sendo 47 nas UTIs e 16 nas enfermarias. A expectativa da prefeitura é de que, ao longo dos dias, cada um deles receba alta e, gradualmente, o hospital possa ser fechado.

Em agosto, foi desativado o Hospital Provisório Recife 2 (HPR-2), maior unidade de saúde criada na capital para suprir a demanda por leitos hospitalares na pandemia.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

No início de julho, foram desativados leitos nos hospitais construídos nas áreas externas do Hospital da Mulher do Recife (HMR – Curado) e das Policlínicas Barros Lima (Casa Amarela), Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Arnaldo Marques (Ibura).

No HMR e nas policlínicas, foram removidas as estruturas provisórias erguidas nas áreas externas das unidades, mas todas permanecem com leitos dedicados à Covid-19 nas áreas internas. A prefeitura informou, ainda, que serão mantidos 144 leitos de unidade intensiva e 173 leitos de enfermaria na rede municipal.

Em pronunciamento transmitido pela internet, nesta terça, o prefeito Geraldo Julio (PSB), informou que a desativação gradual só será possível devido ao registro de uma queda estimada em 70% no número de internações nos hospitais de campanha municipais, em comparação ao mês de maio, considerado o pico da pandemia na capital.

Veja também:   Calumbi entrega mais duas ruas pavimentadas

“No mês de maio, tivemos 2.214 internações e, em agosto, 706. Temos, também, 110 dias de redução dos números da pandemia aqui em nossa cidade. A ocupação das UTIs no estado inteiro está na casa dos 70%, então, é o menor número desde o início da pandemia”, afirmou o prefeito.

No total, foram desativados pela prefeitura 602 leitos, sendo 120 UTIs. Há, no Recife, 424 leitos em funcionamento em oito unidades, sendo 224 de UTI e 200 de enfermaria, com 190 pessoas internadas (116 nas UTIs e 74 nas enfermarias). Desses total, 60% são pacientes vindos de outras cidades.

Em abril, segundo a prefeitura, 652 pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) se internaram nos hospitais de campanha. Em maio, foram 2.214. Em junho, foram 1.157 registros e, em julho, o Recife registrou 1.176 internações.

Agosto teve 706 novas pessoas internadas, o que representa uma queda de quase 40% de julho para agosto e de cerca de 70% de maio para agosto.

Veja também:   Colisão com viatura policial deixa jovem ferido em ST

Os equipamentos retirados dos hospitais de campanha foram são levados para outras unidades de saúde municipais, como as maternidades e o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em Areias. Parte dos materiais continuará guardada em galpões para o caso de haver a necessidade de abrir mais leitos municipais.

Com a confirmação de mais 1.748 novos casos de Covid-19 e 21 óbitos, Pernambuco passou, nesta terça-feira (1º), a totalizar 127.287 casos e 7.614 mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Do total de confirmações, 25.562 são de casos graves e 101.725 são de pacientes com quadro considerado leve.