Atualizado às 11h33 desta quarta-feira (11)

Mais um profissional cubano do Programa Mais Médicos, do governo federal, abandonou o posto de trabalho em Serra Talhada. Segundo a secretária de Saúde, Márcia Conrado, a médica Yinet Nunes Lopes teria fugido sem dar qualquer explicação ao governo municipal há cerca de uma semana. Em conversa com o FAROL, a assessoria de comunicação da prefeitura confirmou a saída, e disse que a médica atendia na UBS da Borborema.

Em entrevista de rádio, na semana passada, a secretária de Saúde, Márcia Conrado, revelou que a médica fugiu para os Estados Unidos. “Eles (cubanos) estão encontrando vida melhor nos Estados Unidos, ninguém nos convidou para passear lá. Com esse é o terceiro caso, ano passado perdemos dois e o próprio programa Mais Médicos substituem eles. Por enquanto não podemos contratar outro médico, porque se não perdemos a vaga no programa”, disse Conrado.

A assessoria de imprensa da PMST informou que um médico está atendendo no posto Borborema dois dias na semana para tapar o buraco. Ainda, conforme a assessoria, o procedimento padrão é informar ao Ministério da Saúde para que se tome as providências com relação aos médicos desertores.

TERCEIRO CASO

Curiosamente, há exatamente um ano, também no mês de maio, dois outros médicos que atendiam nos postos de saúde dos bairros Mutirão e São Cristóvão abandonaram o programa para viver nos Estados Unidos (relembre). Yandra Alayo e Leonardo Ortiz teriam partido para Miami (EUA) após se apaixonarem. Ele saíram sem prévio aviso, quebrando o contrato de três anos com o município.