mulher-violênciaSerra Talhada está entre os mil municípios que mais matam mulheres em todo o país. Os dados fazem parte do estudo “Mapa da Violência – Homicídio de Mulheres”, divulgado nesta segunda-feira (9) em parceria com a ONU Mulheres, Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do governo federal. O levantamento do FAROL constatou que a Capital do Xaxado está na 846ª posição do ranking nacional de cidades com feminicídios nos últimos anos.

No Pajeú, a terra de Lampião fica atrás apenas de Tabira e São José do Egito que estão nas posições 454ª e 626ª respectivamente. Em cinco anos, Serra registrou uma média de 3,8 feminicídios. A pesquisa contou os números e taxas médias de homicídios entre 2009 a 2013 nos 5.565 municípios do país e organizou um ranking entre as cidades com mais de 10 mil mulheres.

Na quarta colocação no Pajeú aparece Afogados da Ingazeira, figurando na 997ª posição, seguido de Flores na 1337ª colocação no Mapa da Violência 2015. Os demais municípios que compõem o rol de 17 cidades pajeuzeiras possuem menos de 10 mil mulheres e por isso não entraram na metodologia da pesquisa.

FIQUE POR DENTRO

De acordo o estudo “Mapa da Violência – Homicídio de Mulheres”, o número de mulheres vítimas de homicídios no Brasil cresceu 21% em dez anos, período em que foram assassinadas 46.186 mulheres no País. Destas mortes, a maioria foi causada intencionalmente por pessoas conhecidas da vítima, como familiares e parceiros.

TABELA FAROL - MULHERES