Publicado às 16h desta sexta-feira (21)

Após cinco anos, a Seleção Brasileira voltou a ter o nome do principal artilheiro em todas as edições de Copa do Mundo. A atacante Marta foi responsável pelo único gol da vitória sobre a Itália, pelo Mundial na França, e chegou aos 17 marcados no torneio. Ela ultrapassou o alemão Miroslav Klose, que tinha desbancado Ronaldo na famosa goleada por 7 a 1. É mais uma conquista para a principal jogadora que o país já teve.

Com 33 anos, a brasileira do Orlando Pride é uma das recordistas em conquistas no futebol, seja masculino ou feminino. No final do ano passado, ela recebeu o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo pela sexta vez e ultrapassou Messi e Cristiano Ronaldo no número de troféus. Ou seja, o domínio da brasileira é maior até do que os dois nomes mais inquestionáveis do futebol mundial masculino.

Neste ano, o objetivo de Marta era conseguir resultados positivos na Copa do Mundo da França. Apesar de algumas boas participações, como o vice-campeonato em 2007, a Seleção Brasileira nunca conseguiu levantar a taça. Algo que não diminui a carreira vitoriosa da camisa 10, mas que incomoda. Porém, após os três jogos da fase de grupos, o resultado individual já é positivo e, principalmente, histórico.

Depois de marcar na derrota por 3 a 2 para Austrália, pela segunda rodada do Grupo C, Marta foi responsável pelo único gol do jogo contra a Itália. Assim, ela chegou aos 17 gols marcados em edições da Copa do Mundo e bateu o recorde na artilharia, contando o torneio masculino e feminino. Ela ultrapassou Miroslav Klose, que atingiu os 16 tentos na vitória por 7 a 1 da Alemanha contra o Brasil, em 2014. Um episódio lamentável no futebol masculino, mas que a jogadora Marta consegue amenizar.

Sonhando com o título

Conquistar o título mundial sempre foi o maior objetivo das jogadoras brasileiras, principalmente com Marta no time. Ela sempre foi um diferencial, então aumentava as chances de levantar a taça. Isso quase aconteceu em 2007, quando o Brasil chegou até a final no torneio realizado na China. Porém, a derrota para a Alemanha, por 2 a 0, acabou com o sonho. Naquela ocasião, Marta foi selecionada a melhor jogadora da disputa.

A Copa do Mundo de 2019, que se iniciou em 7 de junho, é a oitava edição do torneio. As dicas de apostas esportivas indicavam que França, Estados Unidos e Alemanha seriam as principais candidatas ao título. Já a Seleção Brasileira corria por fora, principalmente pelo momento ruim que passava antes do início. O treinador Vadão acumulou mais de cinco derrotas consecutivas e foi questionado como escolha para comandar a equipe.

Já perto da aposentadoria, a camisa 10 da Seleção deve deixar um legado positivo para o time. O sonho de conquistar uma Copa do Mundo deve seguir vivo, e alguns bons nomes ainda podem surgir como destaque. Jogadoras como Debinha, Geyse e Ludmilla provavelmente estarão presentes em 2023, quando o Mundial volta a acontecer. O Brasil, inclusive, é um dos países que disputam a oportunidade de sediar a competição da FIFA.