Do Jornal do Comércio

 

A partir da próxima segunda-feira (05), alunos e professores das séries finais do ensino fundamental – 6º ao 9º ano – não precisam mais usar máscaras de proteção facial contra a covid-19 nas escolas públicas e privadas de Pernambuco.

Decreto regulamentando a novidade será publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (03). A medida atinge cerca de 651 mil estudantes pernambucanos com idades que variam entre 11 e 14 anos.

Permanece a obrigatoriedade para as crianças do 1º ao 5º ano do fundamental e da educação infantil (a partir dos 3 anos de idade). A ideia do governo estadual é liberar para essas etapas mais na frente.

Os estudantes e docentes do ensino médio já estavam desobrigados de usar máscaras no ambiente escolar desde o último dia 18 de agosto.

No Estado, conforme a Secretaria Estadual de Educação, há 101.689 alunos dos anos finais do ensino fundamental nas escolas privadas. Nas redes municipais são 396.152. Já os colégios estaduais somam 153.314 discentes.

ARGUMENTOS

“Estamos dando mais um passo importante na liberação do uso de máscaras nas unidades de ensino. Seguiremos acompanhando os casos em Pernambuco para avançarmos ainda mais nas outras séries”, destaca o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros.

Para as escolas particulares, a liberação deveria atingir todas as séries. “Foi importante. Porém continuamos a afirmar a incoerência que ocorre em não liberar para todo o ambiente escolar, quando em todos os demais espaços o uso das máscaras está liberado”, observa o presidente do Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.

“Como sustentar, diante dos pais da educação infantil e dos anos iniciais do fundamental, que a restrição perdura para seus filhos, mesmo com o argumento de que a cobertura vacinal nesses segmentos de 3 a 10 anos ainda é muito baixa? Fica difícil dar consistência a qualquer argumento, diante do que vemos na realidade”, complementa José Rircardo.

COBERTURA VACINAL

Segundo o painel que monitora a imunização contra a covid-19 no Estado, mantido pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, somente 31,91% das crianças com idades entre 3 e 11 anos estão com o esquema vacinal completo (duas doses). Com apenas uma dose o índice é de 51,07%. A população estimada no Estado, nessa faixa etária, é de 1.486.585 habitantes.

Entre os adolescentes – 12 a 17 anos – a vacinação completa atinge 62,66%. Tomaram só uma dose 76,11%. A dose de reforço (terceira aplicação) foi aplicada em 17,23% dos adolescentes. Pernambuco tem 1.087.269 moradores com essas idades.

NÚMEROS DE CASOS

Também conforme a Secretaria Estadual de Saúde, os últimos casos graves de covid-19 em pacientes entre 12 a 14 anos foram computados no início de julho, com dois registros. Já em relação a óbitos pela doença nessa faixa etária, a última morte ocorreu no começo de fevereiro.

Os casos leves entres esses adolescentes também seguem em redução sustentada. No início de julho foram confirmados 413 casos de síndrome gripal. Já na semana passada houve 15 casos.