Pernambuco está entre os quatro Estados brasileiros que não cumpriram, em 2011, as metas do Movimento Todos pela Educação no aprendizado em português e matemática nos anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Também faz parte da lista os estados de Alagoas, Roraima e Amapá. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (6) pelo coordenadores do movimento.

A notícia deve incomodar o governador Eduardo Campos (PSB), que vem aplainando seu caminho rumo à presidência da República, em 2014, uma vez que já existe um movimento que tenta mostrar para o Brasil que Pernambuco é uma ilha de excelência em função da administração socialista. Mas não é, não.

Os números da educação, revelam, por exemplo, que de cada cem alunos pernambucanos do 3º ano do ensino médio, apenas sete aprenderam o que deveriam em matemática e 20 em português. O objetivo era chegar a 15 e 25 respectivamente. O governo se encarregou em desabonar os números revelados pelo Moviment0 Todos pela Educação.

“O relatório usa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do MEC, que é amostral e não censitário. O erro na origem da amostra leva a conclusões que não reproduzem nossa realidade”, disse o secretário estadual de Educação, Ricardo Dantas.

Farol com informações do Jornal do Commercio