Publicado às 06h09 desta segunda-feira (31)

No mês de janeiro os órgãos de saúde de todo o país  trabalham a campanha de conscientização de combate ao câncer do colo do útero, conhecido como Janeiro Verde Piscina que segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados, anualmente, uma incidência de 16.370 casos novos da doença. A prevenção é fundamental para a saúde das mulheres e pode ser feita de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Mapa de Saúde 2020 organizado pela equipe da XI Geres, Serra Talhada realizou entre os anos de 2017 a 2019, 38.271 exames citopatológicos do colo do útero. Em 2018, com a população feminina de 25 a 59 anos foi realizado 19.664.

O levantamento aponta que em relação aos demais municípios que abrangem a regional, a de menor frequência de exames de câncer de colo de útero são de Carnaubeira da Penha com 16,4, seguida por Serra Talhada e São José do Belmonte. O município de Floresta 44,2 é a maior frequência registrada.

O câncer de colo de útero ocorre na parte inferior do útero (em contato com a vagina). É uma doença que além de conseguirmos prevenir, é muitas vezes curável quando diagnosticada na fase inicial. A reportagem do Farol entrou em contato com a ginecologista Danielly Duarte, que explicou quais as causas, tratamentos e como prevenir.

QUAIS AS CAUSAS DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?

A Dra. Danielly explicou quais as causas do câncer do colo do útero: “O HPV (papilomavírus humano), infecção sexualmente transmissível, é a causa da maioria dos casos de câncer de colo de útero. Quando a mulher tem contato com o HPV, o sistema imunológico do corpo geralmente impede que o vírus cause danos, porém em uma pequena porcentagem das pessoas o vírus pode sobreviver por anos, contribuindo para o processo que faz com que algumas células do colo do útero desenvolva lesões precursoras do câncer que podem evoluir para o câncer”.

O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO PODE SER PREVENIDO?

O câncer cervical pode ser evitado e tratado se for identificado precocemente, é recomendado que se faça os exames1 vez ao ano em paciente com 25 anos a 64 anos. A médica ainda ressalta que a vacina é essencial para a prevenção de tal doença. “O câncer de colo de útero (câncer cervical) é uma das formas de câncer mais evitáveis e tratáveis se for detectado e diagnosticado precocemente. Podemos reduzir o risco de desenvolver câncer e diminuir a mortalidade desta doença fazendo o exame de prevenção (papanicolau/citologia) recomendadas anualmente em pacientes na faixa etária de 25 a 64 anos de idade”, relatou a médica completando:

“As vacinas para HPV também são altamente efetivas e promovem uma diminuição significativa das infecções por HPV. O Programa Nacional de Imunizações introduziu a vacina quadrivalente para meninas de 9 a 14 anos em esquema de duas doses com intervalo de 6 meses. E também para meninos de 11 a 14 anos também no esquema de duas doses”.

O EXAME PREVENTIVO É FEITO PELO SUS? 

O exame preventivo é feito pelo SUS e é oferecido nos postos de saúde municipais. “O Sistema Único de Saúde oferece a todas as mulheres o acesso ao exame de prevenção e também a vacina contra o HPV para crianças e adolescentes. Fazendo os exames regularmente, podemos prevenir o câncer do colo do útero e diminuir com isso, a sua mortalidade. O diagnóstico precoce tem impacto positivo inclusive na cura dessa doença tão comum nos dias de hoje”, afirmou a médica.