Médica de ST é destaque na maior universidade do país

Publicado às 18h45 desta sexta (21)

A médica serra-talhadense Isabela de Carvalho Barros, de apenas 26 anos, conseguiu entrar em um dos cursos de residência médica mais concorridos do Brasil. Isabela, que iniciou os estudos em Serra Talhada no Colégio Francisco Mendes, se formou em medicina aos 22 anos na Faculdade Pernambucana de Saúde. Agora conseguiu vencer uma difícil etapa dos estudos: obteve o acesso a uma residência disputadíssima em Urologia na USP (Universidade de São Paulo).

“Ela sonhou com essa residência e quando todos diziam que era quase impossível, por ela ser nova, ser mulher, nordestina e por não ter cursado faculdade na USP, ela conseguiu. Em Urologia, foi a 1ª pessoa de fora que entrou”, comemorou a mãe coruja e pediatra, Drª Vânia Nogueira de Carvalho Barros. Com o seu estímulo e do pai, o engenheiro Eugenio Marinho de Barros, Isabela vem trilhando uma bonita jornada de dedicação à medicina.

Além de entrar na disputada residência em Urologia, a serra-talhadense também já concluiu mestrado na USP e finalizou uma primeira residência na mesma instituição, dessa vez, em Cirurgia Geral. A família conta que, desde muita nova, Drª Isabela sempre quis ser médica. “Ela sempre quis ser médica, sempre se cobrou muito e dizia que queria mais”, contou Drª Vânia. A USP onde Isabela vem aprimorando os conhecimentos ganhou dez posições na edição 2021 do World Reputation Ranking, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade se mantém como a única universidade brasileira a figurar entre as 100 instituições com melhor reputação acadêmica do mundo. Figurando na mesma posição que instituições como a Universidade da Flórida (EUA), Universidade de Copenhagen (Dinamarca) e a Universidade Paris-Saclay (França). O ranking Best Global Universities 2022, promovido pela editora norte-americana US News, elegeu a USP a melhor universidade da América Latina.

Na imagem abaixo, Isabela brincando de sonhar com a atual profissão

Médica de ST é destaque na maior universidade do país

Em conversa com o Farol, a família conta que aos 18 anos Drª Isabela concluiu curso de Inglês, sendo a mais nova a ter curso de inglês médico em escola de Londres. Ela também apresentou trabalho científico na Alemanha, fez curso de ultrassom na Universidade de Harvad e de Primeiros Socorros na Cruz vermelha de Londres. “Ela foi também presidente Norte-Nordeste de uma ONG internacional de estudantes de medicina, a IFMSA Brasil. Ela também foi a criadora do projeto Sertão Saudável, realizado em Serra Talhada uma vez por ano, com estudantes da área de saúde”, explicou Dra. Vânia, cheia de orgulho da filha.

A pediatra revelou ainda que nos seus aniversários, Isabela sempre pedia cursos. “Sempre priorizei o estudo, a educação, a disciplina, a responsabilidade, e o mérito pelo esforço dedicado. Sempre achei que só o estudo e a fé pode nos elevar à patamares mais altos. Desde que USP foi criada nunca existiu ninguém que tenha ingressado sem ter feito a residência de Cirurgia Geral na USP de São Paulo, ela tá fazendo história”.

Família Carvalho-Barros: Orgulho por mais uma conquista da médica serra-talhadense

Médica de ST é destaque na maior universidade do país