marcia conrado 2

 

                         Foto: Farol de Notícias/Alejandro García

A Prefeitura de Serra Talhada não recebe, há 18 meses, verba para compra de medicamentos básicos do governo do Estado. Quem faz o alerta é a secretária municipal de Saúde, Márcia Conrado, que levou a denúncia a público durante evento de prestação de contas na Câmara de Vereadores da Capital do Xaxado, na última quinta. Em conversa com o FAROL, Márcia confirmou o atraso e disse que a cota para a compra de remédios no município é tripartite e o repasse estadual gira em torno de R$ 16 mil/mês, mas não vem sendo realizado. Apesar de admitir que enfrenta dificuldades, a secretária descartou a possibilidade da prefeitura está sendo retaliada, por ser governada pelo PT.

“Não acredito nessa possibilidade porque cerca de 30 municípios também não estão recebendo esta parcela. Antes, o governo do Estado mandava a sua contrapartida em medicamentos. Porém, após uma reunião com os municípios, ficou decidido que seria melhor o envio da verba. Afinal, os municípios sabem das suas necessidades. Todos os meses enviamos ofício solicitando o repasse. Mas fomos informados que isto vai acontecer. Portanto, não acredito em retaliação”, garantiu Márcia Conrado.

A prestação de contas é uma obrigação legal fruto da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Mesmo assim, a Prefeitura deixou a desejar na estratégia de divulgação do evento à sociedade, já que o plenário ficou lotado, mas de cargos comissionados e secretários de governo.