Publicado às 10h17 desta terça-feira (7)

O médico e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Breno Ferraz, fez um alerta sobre a epidemia do Covid-19 na região, e alertou que Serra Talhada pode estar entrando na chamada ‘segunda fase’ da contaminação. Segundo o médico, a chegada maciça de pessoas de outros estados, em especial, São Paulo e Ceará, colocam em risco todo o Sertão do Pajeú.

“Os casos estão aumentando e existem algumas fases na epidemia, na transmissão do vírus. A primeira fase é quando o vírus está lá contaminando alguém, que passa de um animal para um ser humano. Mas tem a segunda fase que é quando importam-se os casos. Serra Talhada não tem ainda nenhum caso importado, mas vindo estas pessoas de vários lugares, sem sintomas nenhum, a gente pode estar entrando na segunda fase da epidemia, que é quando as pessoas que não sentem nada, já estão contaminando tudo ali”, explicou Ferraz, durante ‘live’ nessa segunda-feira (6).

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

Ainda durante a explanação, o médico citou exemplos de jovens que estão chegando em Serra Talhada, dos grandes centros, e não tendo os cuidados necessários com relação aos seus familiares. Na opinião de Breno Ferraz, quem retornar à Serra Talhada precisa ficar, pelo menos, 14 dias em quarentena.

“Provavelmente, estes jovens que estão vindo de outras cidades, de qualquer lugar do País que já tenha a circulação do vírus, são os grandes contaminantes dos interiores e das regiões que ainda não tem casos. Provavelmente, são os mais arriscados de contaminar as pessoas, porque vem visitar o avô, o pai, quer ficar perto da mãe, da família, e é nesta hora que vai perder a chance de salvar um familiar seu. O que pedimos, encarecidamente, para que vocês que estão chegando de outras regiões em Serra Talhada se isolem. Porque a cada quatro pessoas que pegam o coronavírus, três não sentem absolutamente nada. As pessoas estão andando na cidade achando que está tudo normal”, reforçou.