Publicado às 17h50 desta terça (8))

Após a sequência de matérias polêmicas envolvendo uma paciente do Hospam em situação de abortamento, denúncia levada à imprensa pelo vereador Rosimério de Cuca evidenciando conduta de negligência dos profissionais da unidade, o médico obstetra Lourival Rodrigues de Barros Neto, plantonista no dia no internamento da garota, resolveu se pronunciar. Vale à pena conferir!

DIREITO DE RESPOSTA

Com relação a publicação neste veículo de comunicação em 5 de outubro com o título “Vereador expõe médico, diretor e Paulo Câmara”, venho esclarecer alguns fatos: A paciente em questão, trouxe uma ultrassonografia obstétrica que mostrava um óbito embrionário, mas conhecido como aborto retido, (na fase ainda embrionária, ou seja, não tinha completado 2 meses de gestação), passou na triagem com a enfermeira obstétrica, o que é o trâmite correto, a mesma me mostrou a ultrassonografia.

Prontamente solicitei o internamento da mesma e foi iniciado as medidas cabíveis para o caso. Indução com Misoprostol para preparo do colo uterino e expulsão do embrião para, após a expulsão do embrião ser realizada a curetagem uterina, conduta em conformidade com os protocolos médico da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia para este caso.

Saliento que para que ocorra a expulsão do embrião a paciente vai sentir dores (útero se contraindo) e vai ocorre sangramento (devido ao processo de expulsão), poderia fazer medicação para dor, não, pois neste caso seria feito Buscopam para diminuir as cólicas, por outro lado o uso de Buscopam causa o relaxamento da musculatura uterina e retarda o processo de expulsão.

Sou o único obstetra de plantão na quarta-feira (o que está errado, já que o Ministério da Saúde exige para o funcionamento de uma maternidade dois obstetras de plantão e um Neonatologista também de plantão, o que infelizmente não temos), e existe outras demandas no plantão de obstetrícia, que também precisam da minha intervenção; porém durante todo plantão sempre estive a par da evolução da paciente.

Realizamos cesarianas auxiliados por técnicos de enfermagem, o certo seria dois médicos em campo cirúrgico, mas para não parar o funcionamento somos coniventes com este erro. Não temos Neonatologista na sala para recepcionar o Recém-Nascido, isto é feito também por uma técnica de enfermagem.

O Vereador Rosimério que a mim acusa de tratar pacientes como “carniceiro, tratar pacientes como animais, entre outras”, acredito que não me conhece, pergunte a própria paciente se a tratei mal. Quanto a falta de lençóis, ultrassonografia e medicações no Hospam, foge da minha competência.

Mas faço o convite a qualquer um que queira acompanhar um plantão no Hospam, inclusive ao próprio Vereador, para verificar em quais condições trabalhamos. E para finalizar estou pronto a responder qualquer interpelação por parte da Direção do Hospital. Tenho minha consciência tranquila de que agi no fiel cumprimento do meu dever.

Lourival Rodrigues de Barros Neto
Médico

ACOMPANHE O CASO

Hospam admite falha em caso de feto morto em ST

Vereador expõe médico, diretor e Paulo Câmara