Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 04h22desta quinta-fera (21)

Em uma noite especial de fé, saúde e conhecimento, o pastor Ebenézer Munguba e a Igreja Batista Emanuel de Serra Talhada reuniram seus fiéis para um momento de cuidado para além da saúde espiritual. Nesta terça-feira (19) a instituição promoveu uma palestra com o médico especialista em Urologia, Dr. Neyton Santana. O objetivo da ação era chamar a atenção dos frequentadores do templo para os cuidados que homens devem ter com sua saúde, assim como iniciar o debate e desmistificar preconceitos sobre a prevenção ao Câncer de Próstata. O Farol de Notícias esteve no evento e acompanhou todos os momentos da palestra.

A atividade iniciou com música e a palavra de Deus pedindo proteção e estímulo para os cuidados com os fiéis. De acordo com Neyton Santana, o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata. “A saúde do homem não diz respeito apenas ao câncer de próstata, há uma série de fatores dia hábitos de uma pessoa que podem levar a várias doenças. Mas assim como o câncer, podem ser prevenidas”, aconselhou o médico apresentando diversos índices de mortalidade entre homens, entre eles causas violentas, doenças relacionadas ao coração, acidentes automobilísticos e diversos tipos de câncer.

Veja também:   Câmara aprova projeto que libera terceirização de atividades nas empresas

Em sua fala, Dr Neyton chamou a atenção para a necessidade de cuidado constante com o corpo, a alimentação e a qualidade de vida dos presentes. Comentou sobre disfunção erétil e diversas questões sobre saúde sexual e reprodutiva. Um dia exemplos de patologia que acomete muitos homens e se agrava por falta de prevenção e tratamento é a Hipertrofia Prostática, Prostatite, Câncer de Pênis, de Testículos e de Bexiga.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Não tem uma cura específica para o câncer de próstata, mas quando diagnosticado na fase inicial pode gerar grandes chances de garantia de vida e até mesmo a cura. No entanto, Dr. Neyton afirmou que em estágios avançados a medicina tem trabalhado nos tratamentos paliativos. O médico ainda pontuou que os homens com casos de câncer na família devem iniciar os exames preventivos anuais a partir dos 40 anos.

“O câncer é 70% hábito de vida e 30% fator genético. E as células cancerígenas nada mais é que uma aglomeração de células que sofrem uma mutação genética e invadem o órgão ou os órgãos afetados. No mundo, 10% de todos os cânceres registrados são câncer de próstata, ou seja 1 em cada 6 homens é diagnosticado com a doença. Segundo o Inca, foram diagnosticados no Brasil mais de 68 mil novos casos de câncer. Esses números aumentaram significativamente por conta da procura dos homens pelo serviço de saúde, aumentaram os índices, mas diminuiu a mortalidade”, ratificou.

Veja também:   MP pede prisão de gerente da Petrobras por cárcere de grevistas

DIAGNOSTICANDO O CÂNCER

Em sua conduta médica Neyton Santana listou alguns exames que utiliza para auxiliar no diagnóstico e tratamento adequado do câncer ou doença apresentada no paciente. Um deles é o PSA, mostra possível alteração se estiver acima de 5, porém, existem casos que o PSA pode dar normal mesmo havendo a doença. A ultrassonografia transretal também é utilizada como procedimento preferencial para verificar com precisão nódulos, tumores e irregularidades. Exames de imagem também podem ser usados,como a ressonância RNMmp PET, CT/PMSA (medição da proteína produzida na próstata).

O temido toque retal, exame fruto de preconceito entre os homens, e que impediu que procurassem o consultório de urologistas em todo o mundo. Mas apenas com a biópsia prostática é possível diagnosticar se realmente o paciente está com câncer. O procedimento é feito com a análise de um fragmento do órgão. O especialista ainda comentou sobre tratamentos comuns para o câncer de próstata, como o bloqueio hormonal da testosterona que alimenta o tumor, procedimentos cirúrgicos e a radioterapia.

Veja também:   Saiba programação da Semana Santa em ST

CASOS EMOCIONANTES

Entre os diversos relatos de cura e perca de pacientes, Dr. Neyton mencionou um dos casos mais emocionantes que acompanhou entre um pai e um filho, ambos com câncer de próstata em estágios bastante avançados da doença e detalhes diferentes nos tratamentos.

“Eu já recebi um paciente tetraplégico, com câncer de próstata e com metástase da doença para a coluna. A metástase do câncer de próstata geralmente vai para os ossos e esse senhor tinha mais de 70 anos. Nós fizemos o tratamento e conseguimos descomprimir a coluna dele, voltou a andar e ainda viveu cinco anos. Vendo o exemplo do pai, seu filho de 50 e poucos anos fez o exame e descobriu um tumor mais agressivo que o do pai e morreu antes dele”, relembrou o médico, causando o espanto da plateia.