Médico de Tiringa revela detalhes da cirurgia

Fotos: Celso Garcia/Farol de Notícias

Publicado às 18h desta terça-feira (11)

Nesta terça-feira (11), o Farol de Notícias esteve no consultório de Dr. Luiz Pinto, urologista renomado no Nordeste, que deu detalhes sobre o estado de saúde do humorista serra-talhadense, Vicente Moreira de Andrade Neto, mais conhecido por Tiringa, que foi hospitalizado nesta segunda-feira (10), na Casa de Saúde São Vicente em Serra Talhada.

Doutor Luiz Pinto esclareceu ao Farol, com exclusividade, que o problema de saúde de Tiringa se deu devido aos sinais e sintomas de uremia, quando há a elevação da taxa de ureia no sangue, e que ele não estava com o funcionamento dos rins comprometido. Por não conseguir urinar, o humorista sentia fortes dores e precisou passar por uma cirurgia de urgência. 

O urologista comemorou o sucesso da cirurgia contando que Tiringa passa bem e que terá alta hospitalar antes da data prevista, nesta terça-feira (11). Ele ficará em casa sendo assistido por uma enfermeira. Durante a conversa com doutor Luiz Pinto, o médico ressaltou a importância das pessoas procurarem um profissional ao levantarem várias vezes durante à noite para irem ao banheiro, pois tal quadro pode indicar algum problema urinário e precisa de atenção para não chegar a uma situação de urgência. 

ENTREVISTA DR. LUIZ PINTO

Médico de Tiringa revela detalhes da cirurgiaFAROL – A urgência no atendimento de Tiringa realmente aconteceu?

Dr. LUIZ PINTO – Ele chegou às pressas com fortes dores, a cirurgia foi feita de urgência. Realizamos exames sanguíneos rapidamente e o parecer cardiológico foi com o doutor Juciano, um excelente cardiologista. Como todos sabem, o Tiringa já foi operado do coração, por doutor George que salvou a vida dele há dois anos atrás, colocando um stent. 

FAROL – O que já se sabia da saúde dele?

Dr. LUIZ PINTO – Nós sabíamos que Tiringa tinha essa próstata com esse tumor há algum tempo. Ele postergou, apesar de dizer que viria fazer esse procedimento. O fato é que esse tempo que ele passou urinando praticamente aos pingos, muito fraco, ele ficava esperando dentro do banheiro por cinco minutos querendo derramar alguma coisa e querendo esconder isso. Até que houve uma repercussão, e diferente do que disseram aí na mídia, nos blogs, que ele paralisou os rins, ele não paralisou os rins, ele paralisou a eliminação da urina. Então ele paralisou o funcionamento da bexiga.

Quando a bexiga não esvazia bem o conteúdo urinário é claro que essa bexiga vai comprometer os rins, porque os rins são o nosso filtro, e para ver a depuração do nosso sangue, com a eliminação dos nossos tóxicos, o rim não pode trabalhar bem, porque como é que ele pode encaminhar a urina para a bexiga, se ela está cheia, não esvazia bem?

FAROL – Em que consiste a Uremia?

Dr. LUIZ PINTO – O Tiringa teve uma uremia, que é a elevação da taxa de ureia, que uma vez elevada pode levar o paciente a um torpor, a uma queda do estado geral, vontade de não se alimentar, falta de apetite, enfim. Ele começa a ter o risco de se elevar muito essa uréia, haver o problema de uma paralisação da função renal, o que não ocorreu. A ureia estava elevada sim, mas por conta dessa obstrução urinária baixa, que foi corrigida com essa cirurgia. 

FAROL – Como ele está agora?

Dr. LUIZ PINTO – O Tiringa se alimentou bem, jantou bem ontem e tomou café bem. Normalmente eu dou alta após três dias da cirurgia, mas ele estava maravilhosamente bem e me pediu para ir para casa hoje. Diferente do que eu faço na maioria das vezes, ele já está em casa, já se alimentou, já almoçou. Os rins de Tiringa estão excelentes e vai ficar melhor ainda após a retirada da sonda na segunda-feira (11). Segunda-feira retiraremos a sonda dele, o cateter passa oito dias. 

FAROL – O senhor então está satisfeito com todo o procedimento…

Dr. LUIZ PINTO – O que eu tenho para dizer é que temos que agradecer ao Deus por esse sucesso, que não é meu, o sucesso é de toda a equipe, inclusive da família, sua filha, seu filho, seu irmão, que trouxeram ele em caráter de urgência.  Não há motivo nenhum para preocupação, principalmente hoje, que tudo já se passou, que a cirurgia foi realizada. Ele sai hoje de alta, o que mostra o tamanho que foi o sucesso da cirurgia. Eu sempre digo que a cura não depende do médico, depende do paciente, como dizia Jesus: ‘Vai que a tua fé te curou’. Então a fé que ele teve na medicina foi que curou ele, no hospital, na anestesia, na equipe cirúrgica, nas enfermeiras, no laboratório, no cardiologista, então foi a fé e a confiança que ele teve que proporcionou esse sucesso. 

Alerta aos homens

FAROL – Que mensagem o senhor deixa para os homens?

Dr. LUIZ PINTO – Quando a pessoa melhora, a gente tem que agradecer a própria pessoa que procurou, ele que dessa vez resolveu procurar saúde. Isso faz uma alerta a todos os homens que levantam três, quatro vezes à noite, que não esperem para a última hora. Que procurem descobrir, fazer um diagnóstico de um possível tumor de próstata, de uma pedra na bexiga, enfim, qualquer coisa desse tipo. Isso é uma alerta. 

O Tiringa como um homem público, como um homem que todos gostam dele, talvez ele leve essa mensagem para que ensine aos homens do Sertão que não façam como ele, ficar tanto tempo urinando quatro, cinco vezes à noite, urinando aos pingos, deixando, esperando até quando? Tiringa viaja, segundo ele, tinha que levantar várias vezes dentro do avião e nos hotéis. Imagine se tivesse acontecido isso dentro de um avião ou dentro de um hotel, seria complicado!

Detalhes sobre a cirurgia

FAROL – Como foi a cirurgia do Tiringa em detalhes?

Dr. LUIZ PINTO – Tiringa teve uma cirurgia sensacional que foi um sucesso absoluto, parecia que eu estava com um anjo da guarda dentro da sala, de tanta sorte. O paciente praticamente não sangrou. Nós conseguimos retirar a próstata por via endoscópica, que é chamada de RTU, ressecção transuretral da próstata. Em seguida, ele me pediu, que ele tinha já há algum tempo, uma Hidrocele à esquerda, que é líquido no testículo, e também realizamos a cirurgia. 

A cirurgia dele transcorreu normalmente, com a anestesia do doutor Luciano Bonfim, que fez uma raquianestesia, com  muito sucesso, de primeira, ele não teve problema. O hospital foi muito acessível. O doutor Clovinho deu todo apoio colocando enfermeiras à disposição, porque esperava-se que o Titinga pudesse ter alguma complicação na cirurgia porque ele era cardíaco, mas não houve nada. O Juciano está de parabéns e o George Conrado também, porque segundo Juciano foi uma cirurgia muito bem feita, porque o coração dele está perfeito. 

O Tiringa vai estar de volta e vai estar muito melhor, porque Tiringa agora sim pode voltar e não há risco dele ficar por aí com a sua urina em retenção. Ele vai voltar agora com a urina de forma espetacular. Não há nenhuma preocupação.

Dr. Luiz Pinto:

“Tiringa agora pode voltar e não há risco de ficar com a urina em retenção”

Médico de Tiringa revela detalhes da cirurgia

Tiringa é internado e passa por cirurgia em ST