Foto: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 06h20 desta quarta-feira (5)

Em entrevista ao jornalista Giovanni Sá, no Programa Falando Francamente, desta segunda-feira (3) na TV Farol, o urologista Dr. Luiz Pinto aproveitou para comentar sobre sua experiência nas áreas da psicoterapia e psicanálise. Segundo o médico, o estudo nestas áreas de conhecimento propiciaram uma melhoria no relacionamento médico e paciente.

“Eu senti necessidade de ser psicoterapeuta, psicanalista e não para fazer análise no divã. Mas eu recebo o paciente e na hora que ele adentra no meu consultório, tem 3 diagnósticos que podem fazer com a experiência de um bom psicanalista ou de  uma pessoa que consiga fazer uma boa inspeção. A primeira coisa que o médico deve fazer é uma inspeção. Nessa medicina ligeira hoje, o cara talvez não levante nem os olhos. Aí você pode identificar 3 situações: ou o indivíduo é neurótico, ou psicótico ou pervertido. Os neuróticos, que somos nós, a grande maioria. E é nesse que está inserido a nossa sociedade que tem ficado pior por causa do aparelho celular”, explicou o médico.

DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Luiz Pinto realizou uma breve explicação sobre a diferença entre depressão e ansiedade e como elas podem se apresentar juntas em um diagnóstico.

“A depressão e ansiedade quase andam juntas. A depressão é a falta de uma substância chamada serotonina e endorfina que naturalmente são produzidos por nós. É um neurotransmissor, quando ela adentra em nosso cérebro, ela dá uma satisfação, de plenitude e você contempla seu meio. Quando essa serotonina começa a cair, ai você entra, quimicamente falando, na depressão.  Não tem a ver com mais novo ou mais velho. quando essa serotonina cai há a depressão. A ansiedade é quando os neurônios não se tocam, você fica muito elétrico e você vive naquela pressa.  Geralmente você têm as duas coisas ao mesmo tempo”, finalizou.

No final do programa, Luiz Pinto foi homenageado por uma paciente após tratamento.