????????????????????????????????????

Farol com fotos e informações da Ascom Diaconia

Alunos da escola estadual Joaquim Mendes da Silva, no município de Carnaíba (PE), iniciaram o reflorestamento de uma área de 1,3 hectares de mata ciliar com espécies da Caatinga, na comunidade de Carnaíba Velha. A iniciativa partiu  do envolvimento da escola e da comunidade com o seminário “A Caatinga, Guardiã da Água”, que fez parte da programação da 13ª Semana do Meio Ambiente (Semeia), realizada em junho pelo Grupo Fé e Política, Diaconia e seus parceiros. Durante o seminário, 150 pessoas participaram do seminário.

Veja também:   Assalto a caminhão de empresa de ST

Cerca de trinta reivindicações foram levantadas na discussão, entre elas o nível crítico dos reservatórios de água, a contaminação do rio e a extração ilegal de madeira da Caatinga. “A ação de recuperação dessas áreas, além de ser uma exigência da legislação ambiental através do Cadastro Ambiental Rural, é uma resposta à provocação dos alunos que estavam presentes no seminário e chamaram a atenção para os problemas ambientais do Rio Pajeú”, afirma o assessor político-pedagógico da Diaconia, Afonso Cavalcanti.

O encontro também contou com o professor Genival Barros, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/Uast. “Esse projeto tem despertado o interesse de toda a escola, que está muito entusiasmada pela chamada à responsabilidade em recuperar o bioma”, comemora a educadora Eliene Cristina Rodrigues.

Veja também:   Semana fecha com novas ofertas de emprego em ST

DSC_0101-face DSC_0052-face DSC_0009-face