ferrazA Secretaria de Meio Ambiente do governo do município em parceria com o ITEP – Instituto de Tecnologia de Pernambuco e Cooperativa Cidade Limpa de Catadores de Materiais Recicláveis, realizaram nessa sexta-feira (27) o curso de “Compostagem” com aula teórica e pratica ministrada pela consultora do Recicla Pernambuco Fátima Gonçalves que veio a Serra Talhada com objetivo demonstrar a forma mais adequada de tratar os resíduos orgânicos na cidade.

Segundo o secretário Euclides Ferraz, a Secretaria de Meio Ambiente realizou durante dois dias um trabalho na feira livre e no mercado público da cidade coletando duas toneladas de material orgânico, tais como: resto de comida, frutas, verduras, que resulta em produto orgânico para a demonstração e formação do curso para cerca de 30 alunos que fazem parte da secretaria da agricultura, meio ambiente, entidades e cooperados os quais passam a serem os mais novos educadores ambientais, agregando além da coleta seletiva que realizam diariamente mais um valor, elevando assim suas rendas enquanto cooperados.

Na visão de Fátima Gonçalves consultora do “Projeto Recicla Pernambuco” Serra Talhada é a primeira cidade a implantar o trabalho da compostagem no Estado de Pernambuco. A Compostagem tem importância para a cidade, devido está inserido na política nacional de resíduo sólidos, em que os municípios estão obrigados por lei a adotar tal medida ate o mês de agosto deste ano.

“A compostagem nada mais é do que um processo simples onde os micro-organismos se alimentam dos resíduos orgânicos se transformando no resultado final chamado de produto orgânico. Esse produto serve, para adubar as plantas de praças, jardins, sementeiras. Além, claro, desses resíduos orgânicos, deixarem de ir para os lixões e aterros sanitários, se dando um destino ambientalmente mais adequado, mais nobre a todos os resíduos orgânicos gerados em residências, feiras, mercados, restaurante, lanchonetes”, disse a consultora Fátima Gonçalves.

Os catadores que pertencem a Cooperativa do município, já dispõe de galpão de triagem com toda a infraestrutura, caminhão baú para a coleta diária, receberam cursos de reciclagem.” Hoje, foi o dia de serem contemplados com o curso de compostagem. Não esquecendo que 25 catadores, vêem recebendo aulas de alfabetização diariamente do “Projeto Mova Brasil”. Comentou João Carlos do Itep.