EuclidesAfirmando ser necessário rebater críticas de que assumiu a pasta de Meio Ambiente apenas para cumprir tabela política, após acordo nas eleições 2012, o secretário de Ambiente, Euclides Ferraz, garantiu que vem agindo de forma efetiva em favor da consolidação de políticas públicas na área. Em entrevista à rádio A Voz do Sertão AM, Ferraz fez questão de elencar uma série de ações que, segundo ele, já estão em pleno vigor. Entre elas, citou a construção de planos municipais para implantação de aterro sanitário e saneamento básico, criação de um conselho municipal de meio ambiente, e a realização de conferências, seminários e congressos no campo da educação ambiental.

Euclides destacou também ações tocadas prioritariamente por outros órgãos, mas que tem recebido apoio do poder municipal, como o projeto Recicla Pernambuco, tocado pela Petroquímica Suape com apoio do governo de Pernambuco; e a construção do galpão da cooperativa de catadores de material reciclável, executado pelo Governo Federal, Petroquímica Suape e a gestão estadual. “Também conseguimos extinguir o lixão existente na PE-365, que liga Serra a Triunfo”, garantiu Ferraz, citando ainda a inauguração da Agencia Municipal de Meio Ambiente e fiscalização contra a poluição sonora, visual, do solo e do ar no município.

“Houve um avanço importante, recentemente algumas pessoas tomaram a direção de uma crítica de que nossa secretaria não é nada mais que uma secretaria decorativa. Mas se você for na secretaria você vai ver lá todo um conjunto de ações realizadas por nós. Então, a gente não está brincando, não estou no cargo só porque fui uma liderança política que contribuí para o sucesso da vitória (de Luciano Duque). Estou na gestão para fazer a política ambiental, é fato que enfrentamos dificuldades, mas tenho certeza que estamos tendo uma posição de política social de grandeza e de valor”, avaliou Euclides Ferraz, destacando a criação de um conselho municipal de meio ambiente.

PARA 2015: ‘MERCHAN’ E FISCALIZAÇÃO

Entre as ações de 2015, o secretário de Meio Ambiente garantiu apertar o cerco sobre os empresários dos ramos de churrascarias, padarias, pizzarias, serralharias e marcenarias. De acordo com Euclides Ferraz, haverá fiscalização para verificar alvarás de licença ambiental. A ação acontece por serem empresas que poluem o ar, explica o secretårio.

“Vamos também ver a questão predial, de tributos e a questão de licença ambiental porque é necessário. Eu sou um cargo comissionado e sou um cargo político, então tenho que ter cuidado, não é, nessa atuação do poder de polícia que temos na Agência de Meio Ambiente, quando podemos multa, notificar…”, disse.

O secretário finalizou a entrevista aproveitando para divulgar a sua própria churrascaria. “Em 2015, estou tendo a oportunidade de dirigir algo bom na parte de gastronomia e Serra Talhada vai ter a oportunidade de comer bem, que será a primeira churrascaria da cidade e da região que vai engrandecer o município. Estou feliz em dar a Serra Talhada um espaço bacana”.