confusaoNesta segunda-feira (31), há exatos 16 anos, em 31 de março de 1998, o jornal Diário de Pernambuco publicava que “o PSB deste município (Serra Talhada), no Sertão do Estado, começou a temporada de “caça aos infiéis”. Na convenção municipal realizada no último domingo (29), a Comissão de Ética do partido resolveu expulsar os vereadores Antônio de Assis Nascimento – presidente da Câmara Municipal – e Gerôncio Gomes da Silva.

Os dois parlamentares compareceram ao 6ª Encontro Regional do PSDB, há duas semanas, quando resolveram apoiar a candidatura do senador Carlos Wilson ao Governo do Estado. Eles já vinham fazendo campanha para a candidatura do ex-prefeito Augusto César (PSDB) a deputado estadual. A convenção dos socialistas reuniu mais de 200 pessoas, no Clube Intermunicipal.

A sugestão de expulsar os vereadores partiu do ex-prefeito Hildo Pereira de Menezes e foi aprovada pela executiva do partido. Para evitar constrangimentos, os parlamentares entregaram os pedidos de desfiliação, ontem pela manhã. “Eles já tinham declarado apoio à outras candidaturas”, afirmou João Duque Filho, presidente municipal do PSB, ao justificar a decisão.

Tentando reagir, o presidente da Câmara partiu para acusar a executiva do PSB. Segundo ele, outros vereadores socialistas detêm cargos de confiança dentro da prefeitura, que é administrada por um pefelista (o ex-deputado Tião Oliveira) e nenhuma atitude foi tomada.

“O PSB de Serra Talhada tomou uma atitude frágil e inadequada. Apesar de estarmos apoiando o ex-prefeito Augusto César, ainda não definimos reforçar a campanha de Carlos Wilson”, disse Antônio Nascimento”. Na época o governador Miguel Arraes (PSB) tentava a reeleição, mas acabou perdendo ainda no 1º turno para o ex-prefeito do Recife (PE), Jarbas Vasconcelos (PMDB), apoiado na cidade pelo deputado Inocêncio Oliveira. Já o ex-senador Carlos Wilson foi apoiado pelo ex-prefeito Augusto César, mas amargou a terceira colocação.

( Do Blog de Serra Talhada, por Luiz Ferraz Filho )