tiãoNeste sábado (2), há exatos 12 anos, em 02/08/2002, falecia o ex-prefeito Sebastião Andrada Oliveira, o Tião Oliveira (PFL), por volta das 7h30 no Recife (PE). Aos 62 anos, o ex-prefeito de Serra Talhada, Tião Oliveira, filho do comerciante Vicente Ignácio de Oliveira e de Maria do Socorro de Andrada, entrou na política pelas mãos do tios, Enock Ignácio de Oliveira e Isnero Ignácio de Oliveira, quando se elegeu o vereador proporcionalmente mais votado da história, na eleição de 1962, que teve a vitória de Luiz Conrado de Lorena e Sá contra o cunhado Vicente Ignácio, pai de Tião.

Na eleição seguinte, em 1969, esses mesmas forças políticas se uniram e indicaram Tião para vice-prefeito na chapa de Nildo Pereira de Menezes, filho do deputado estadual Argemiro Pereira, para depois ser ele o indicado a prefeito da mesma coligação em eleição unânime, em 1972.

Com o primeiro mandato de prefeito, Tião achou por bem lançar seu irmão, o médico Inocêncio Oliveira, para deputado federal que foi eleito em 1974 e se mantém até hoje no décimo mandato. Na eleição seguinte, em 1978, apoiou a candidatura e viu ser eleito o seu sucessor Hildo Pereira, rompendo com este em 1982 para se lançar candidato a prefeito contra Luiz Lorena em uma eleição épica de nossa história, onde saiu vencedor.

Muito querido na zona rural e sobretudo pela classe menos favorecida, Tião elegeu novamente o sucessor, em 1988, quando viu a prefeitura passar para as mãos do correligionário Ferdinando Feitosa. Em 1990, foi eleito deputado estadual, porém, não se adaptou a vida na capital e não eleição seguinte, em 1994, não conseguiu se reeleger.

Em 1996, voltou a ser candidato a prefeito de Serra Talhada (PE), ganhando do candidato situacionista Geni Pereira e do ex-aliado Nena Magalhães. Com a saúde bastante debilitada, Tião não conseguiu empreender os sucessos dos seus dois governos anteriores e não conseguiu eleger o sucessor, o médico Carlos Evandro. Com seu falecimento, há exatos 12 anos, Tião Oliveira deixou a viúva Mariozita Nascimento, e a filha Maria da Penha, ex-vereadora de Serra Talhada (PE).

( Do Blog de Serra Talhada )