Do Diario de PE

Uma menina de 11 anos conseguiu na Justiça o direito de realizar uma cirurgia bariátrica. O procedimento ocorreu na última quinta-feira (8) e ela deve ficar no hospital até fevereiro de 2023 para a recuperação.

A menina, que pesava mais de 200Kg, foi diagnosticada com uma mutação genética rara que impede o cérebro de entender a saciedade após alimentação, provocando, portanto, obesidade precoce.

De acordo com informações do G1, a operação foi realizada no Paraná. A Portaria de n°424, do Ministério da Saúde, estabelece que a cirurgia bariátrica só deve ser realizada em adolescentes a partir de 16 anos e em caso de risco de vida.

A família da menina buscava tratamentos há mais de nove anos e decidiu recorrer ao caminho judicial para conseguir a cirurgia. Ao G1, a mãe comemorou a decisão da Justiça e disse que é uma “vitória”.

“A gente sabe que não vai ser fácil, mas é uma vitória. Eu lutei muito, nós lutamos muito para estar aqui”, disse. A menina chorou de alegria ao receber a notícia.

Ao Correio, a Secretaria de Saúde do Paraná disse que a pasta acatou a decisão judicial. A medida também determinou que o estado arcasse com os custos do procedimento.

“A Sesa realizará o pagamento dos custos do prestador do serviço tão logo a unidade instrua um protocolo administrativo com a documentação necessária, incluindo os documentos que comprovem a realização do procedimento e os custos hospitalares”, disse, em nota.