Menino de 12 anos morre com suspeita de meningite bacteriana

A família de um menino de 12 anos internado com suspeita de meningite confirmou a morte cerebral do adolescente na manhã desta quinta-feira (7). Ele estava internado no Hospital Correia Picanço, que fica no bairro da Tamarineiroa, Zona Norte do Recife, e é referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas, especificamente Aids e meningite.

A suspeita é de que ele tenha sido vítima da meningite pneumocócica, doença causada por uma bactéria diferente do meningococo, que é a mais comum.A miningite afeta a meninge, uma membrana que reveste todo o sistema nervoso central. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Recife, qualquer pessoa está suscetível às meningites, principalmente as crianças menores de cinco anos e os adultos maiores de 60 anos.

Veja também:   EDUCAÇÃO NOTA 10: Escola Antônio Timóteo é exemplo de incentivo a leitura em ST

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que está investigando o óbtio em conjunto com a Secretaria de Saúde do Recife. De acordo com o texto, o paciente foi encaminhado de um hospital privado, em estado grave, para a UTI da unidade, na segunda-feira (4) e teve a morte encefálica confirmada na quarta-feira (06/04). As amostras do paciente foram coletadas e encaminhadas para realização dos exames necessários para o diagnóstico final.

Se confirmado, esse foi o primeiro caso registrado este ano. Em todo o ano de 2015, foram registrados 23 casos da meningite pneumocócica no Estado, com dois óbitos.

Veja também:   Sem câmeras, adolescentes não se intimidam e roubam celulares na Sérgio Magalhães

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife,  em casos de meningite pneumocócica, não é necessário o fechamento de escolas ou creches. A orientação é para que sejam intensificadas as medidas de higiene como lavar as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e não usar medicamentos sem orientação médica.

Segundo a diretora da escola, que não quis se identificar, a identidade da criança será preservada a pedido dos pais. As aulas na escola onde a criança estudava foram suspensas durante o dia de hoje em solidariedade à família. Ela informou que o médico tranquilizou a gestão de que a doença não é contagiosa e as aulas voltam ao normal nesta sexta-feira.

Veja também:   ONU pede investigação 'independente' após sangrenta operação no Rio

O menino morava no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, e estudava em uma escola do bairro das Graças. A família do adolescente optou por doar os órgãos. O corpo do garoto será cremado em cerimônia particular no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, às 16h.

Menino de 12 anos morre com suspeita de meningite bacteriana