carta-obamaO pequeno Alex nasceu nos Estados Unidos e tem apenas 6 anos. Apesar da pouca idade, escreveu uma carta emocionante para o presidente norte-americano, Barack Obama, pedindo que ele trouxesse um menino sírio para sua casa. Omran Daqneesh, o sírio de 5 anos que chocou o mundo no mês passado com uma foto divulgada após um bombardeio no Aleppo, seria o foco da carta, divulgada em vídeo pelo canal da Casa Branca no YouTube.

Publicado na quarta-feira (21/9), o vídeo mostra o próprio Alex, morador de Scarsdale, em Nova York, lendo sua carta, e imagens do presidente dos EUA falando sobre ela em uma Assembleia das Nações Unidas.

Confira a carta na íntegra:
“Querido Presidente Obama,
Você se lembra do menino que foi pego por uma ambulância na Síria? Você poderia, por favor, buscá-lo e trazê-lo para mim?
Estacione na garagem ou na rua e nós estaremos esperando com por vocês com bandeiras, flores e balões. Daremos a ele uma família e ele será nosso irmão. Catherine, minha irmã pequena, estará pegando borboletas e vaga-lumes para ele. Na minha escola, eu tenho um amigo da Síria, Omar, e eu vou apresentá-lo para ele e todos podemos brincar juntos. Podemos convidá-lo para festas de aniversário e ele nos ensinará outra língua. Podemos ensiná-lo inglês também, assim como fizemos com meu amigo japonês Aoto.
Por favor, diga a ele que seu irmão será Alex, que é um menino muito bom, assim como ele. Como ele não trará brinquedos e não tem brinquedos, Catherine vai dividir com ele seu grande coelho de listras azuis e brancas. E eu dividirei minha bicicleta e ensinarei a ele como andar nela. Ensinarei a ele a somar e a subtrair na matemática. E ele (pode) cheirar o batom de pingüim da Catherine, que é verde. Ela não deixa ninguém mexer nele.
Muito obrigado! Mal posso esperar por vocês!

Alex
6 anos”

Durante a Assembleia das Nações Unidas, Obama disse que todos deveríamos ser como essa criança. “Imaginem o mundo que seríamos. Imaginem o sofrimento que acabaria e as vidas que se poderíamos salvar”, salientou o presidente dos EUA.