Em entrevista à Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, avisou que vai partir para o confronto com o Ministério Público de Pernambuco caso não encontre um entendimento para o problema do Mercado de Serra Talhada. Duque criticou a recomendação do MPPE em fechar o local em 72 horas.

Baseado em relatórios técnicos de vários órgãos de controle sanitário, segurança e engenharia, o promotor de Defesa do Consumidor, Fabiano Beltrão, pediu a interdição do espaço alegando “péssimas e inaceitáveis condições de segurança e higiene”. Comentando a decisão da promotoria, o prefeito minimizou a situação do mercado ao afirmar que os problemas existentes são pontuais e afirmou que o mau estado do espaço “não se resolve num passe de mágica”.

Duque ressaltou ainda que existe “uma minoria” que cria problemas dentro do mercado e que isso não pode prejudicar a “maioria”. “Temos que sentar e pactuar uma solução. Não vai ser jogando essas famílias na rua que vai se resolver o problema. Se o promotor aceitar entendimento, vamos ter. Se não, vamos para o confronto (com a Justiça)”, peitou o gestor.

Uma audiência – mediada pela Câmara de Vereadores – entre o MPPE, governo e população para discutir a questão acontece na noite desta quarta-feira (18), na sede do legislativo municipal.

RELEMBRE O CASO

O MPPE emitiu uma recomendação, nessa terça-feira (17), alertando sobre o risco iminente para a saúde e vida das pessoas devido o estado de precariedade em que se encontra atualmente o mercado público municipal. E orientou o governo a desativar ou interditar o espaço em 72 horas, a partir da data de publicação do relatório.

A promotoria recomenda o impedimento de qualquer prática consumerista no local, devendo os comerciantes e estabelecimentos serem transferidos para uma área que atenda o caráter provisório da medida.

Com informações do Blog do Nilljúnior