O líder da oposição na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), vereador Gilson Pereira (PSD), ratificou denúncias expostas pela coordenação da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) em Serra Talhada, de que alimentos impróprios para o consumo estariam sendo colocados no cardápio da merenda escolar do município.

Durante entrevista a uma rádio local, nesta sexta-feira (13), Pereira questionou também o Ministério Público para que o órgão realize uma investigação sobre o assunto, baseado nos laudos da Adagro e Vigilância Sanitária, no sentido de evitar que a merenda receba alimentos que possam colocar em risco a vida de centenas de crianças. “Pois se investigarem vão encontrar muita coisa”, garantiu.

Um relatório de inspeção sanitária de alimentos oferecidos  na merenda escolar de Serra Talhada foi expedido após fiscalização realizada nos dias 25 e 26 de junho de 2013 na Associação dos Pescadores da Fazenda Saco. Na ocasião, ficou constatado que o filé de tilápia produzido pela associação não atendia às mínimas condições de higiene e, diante do fato, foi recomendada a suspensão imediata do beneficiamento do produto no local.

Ainda, durante a entrevista, Gilson Pereira lembrou que os alertas da Adagro e da Vigilância Sanitária estão sendo negligenciados, pois, mesmo diante da constatação e recomendação constante no próprio laudo técnico, os alimentos continuaram fazendo parte da merenda escolar ao invés de serem recolhidos.

LEIA TAMBÉM

DISTRIBUIÇÃO de comida para merenda escolar de ST é suspensa por falta de higiene
Merenda: Chefe da Adagro levanta suspeitas sobre investimentos da PMST na área

O pedido de fiscalização do filé de tilápia partiu do próprio poder municipal, através de um termo de compromisso firmado com o Ministério da Educação, em atendimento a norma do Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE). Fizeram parte da fiscalização a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Vigilância Sanitária municipal, Vigilância Ambiental e Adagro.

Na ocasião, os fiscais sanitários alertaram sobre os riscos do consumo do filé de peixe em causar doenças, parasitas intestinais e até poliomielite, em virtude das larvas de moscas e insetos presentes no produto. A Adagro também recomendou a apreensão, por parte da Vigilância Sanitária, de mais de 3 mil quilos de filé de peixe que estavam prontos para serem distribuídos nas escolas de Serra Talhada.

Confira um trecho do laudo emitido logo após a fiscalização: