Publicado às 14h49 desta quinta, 14

A UTI Covid do Hospital Eduardo Campos (HEC) em Serra Talhada atingiu 86% de ocupação nessa quarta-feira (13), mesmo após a elevação do número de leitos para 50, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. Em live de monitoramento dos trabalhos de combate ao novo coronavírus, na noite de ontem, a secretária executiva de Saúde, Alexandra Novaes, disse que os leitos do HEC já têm o total de 43 pessoas internas, o que significa que faltam apenas sete pacientes para atingir 100% de ocupação.

“No Hospam, no total hoje [no caso, ontem] temos 4 pessoas internas, no [Hospital] Eduardo Campos temos 43 pessoas internas, mas que de Serra Talhada são 10 pessoas”, disse Alexandra Novaes, detalhando: “Internados do município de Serra Talhada nós temos hoje [no caso ontem, quarta] 14 pessoas [no total], uma delas no leito de retaguarda já em recuperação, temos 3 pessoas internas no Hospam na UTI, um na clínica médica do Hospital Eduardo Campos e na UTI do Eduardo Campos temos nove serra-talhadenses”. Nessa quarta, Serra ultrapassou os 6 mil casos confirmados, 84 mortes [veja aqui] e mais 5.800 recuperados.

Preocupado com o aumento nos internamentos em todo o Estado, o governo de Pernambuco anunciou nesta quarta a proibição da utilização de som de qualquer natureza em bares, restaurantes e estabelecimentos similares, incluindo o comércio de praia, a partir da próxima sexta (15). O decreto – definido após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e com base nos indicadores epidemiológicos – ainda proíbe a utilização de som mecânico, ou mesmo ao vivo, que gere aglomeração. Nesses casos, os equipamentos poderão ser apreendidos pela polícia ou pelos órgãos municipais [saiba mais].