casa-acolhimento

Fotos: Farol de Notícias / Jamilys Nogueira

Após onze dias de inauguração nenhum cidadão serra-talhadense ou da região que esteja em situação de rua dormiu na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias do município. A reportagem do FAROL DE NOTÍCIAS visitou o local, nessa terça-feira (21), localizado na rua Afrânio Godoy, no Centro, constatando que apesar de estar com as portas abertas, a instituição ainda não abrigou nenhum homem ou mulher em vulnerabilidade social ou família desabrigada da cidade.

A casa de acolhimento foi inaugurada no último dia 10 de junho pelo governo Duque e tem capacidade para dar assistência a cerca de 20 pessoas. O programa oferece leitos para passar a noite e duas alimentações, o jantar e o café da manhã. Em conversa com o FAROL, a coordenadora do espaço, Wedja de Lima, afirmou que o Centro de Referência em Assistência Social (Creas), órgão responsável pela seleção das pessoas com perfil para serem atendidas pelo equipamento, ainda não fez nenhum encaminhamento.

OUTRO LADO

WedjaDe acordo com Wedja de Lima, o Creas está cadastrando e investigando as pessoas que se encaixam dentro da política de assistência para fazer o encaminhamento para a casa de apoio.

“A casa está funcionado desde a sexta-feira que foi inaugurada, mas o equipamento, até o momento, não recebeu nenhum usuário pelo seguinte: os usuários que foram recebidos pelo Creas, que faz todo o acompanhamento, porque muitas vezes, nós vemos pessoas nas ruas, mas que tem casa própria, tem família, não é pelo fato de estar na rua que ele vai entrar no abrigo. As pessoas que vão para esse abrigo são pessoas moradores de ruas, que não tem onde ficar de todas as formas,” afirmou Wedja. A situação da Casa de Acolhimento é a mesma da Cozinha Comunitária do Bom Jesus. Equipamentos recém-inaugurados e ainda sem serventia à população.