Publicado às 05h23 desta terça-feira (9)

Da Assessoria

O auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), será tomado pelo forró nesta terça-feira (9), às 18h. O mestre forrozeiro Assisão será homenageado pelos seus 60 anos de carreira e de divulgação desse ritmo originalmente nordestino. A celebração é proposição do deputado estadual serra-talhadense Luciano Duque, conterrâneo do artista.

Um time de peso do forró já confirmou presença no evento, entre os nomes: Santana, o cantador; Petrúcio Amorim; Josildo Sá; Irah Caldeira; Nádia Maia; Terezinha do Arcodeon; Geraldinho Lins, Damião Mota, e muitos outros.

Filho da capital do xaxado, Serra Talhada, município do sertão pernambucano, o cantor faz parte de uma geração de forrozeiros que são considerados ícones do forró tradicional, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. “Nada mais justo, homenagear esse gigante pelo seu trabalho e pela sua contribuição para cultura nordestina ainda em vida”, justificou o deputado.

Assisão é um ícone do forró tradicional, com músicas gravadas por Alceu Valença, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Frank Aguiar e Aviões do Forró. Além de cantor e compositor, é também um inovador. O artista foi um dos precursores do forró moderno ao introduzir, ainda nos anos 70, os sons produzidos pela guitarra, contrabaixo, teclado e bateria nas suas composições, e mesmo com essa nova roupagem, não deixou a essência do gênero. “Atualmente, o forró está muito diversificado, onde em sua grande maioria em nada lembra o forró tradicional de sala de reboco, pé de serra, o baião, o xote e o xaxado. A mudança dos tempos e o passar das gerações é inevitável, mas a valorização de suas matrizes é imprescindível para manter a cultura de um povo viva”, destaca Duque.

Biografia

Francisco de Assis Nogueira, nome de batismo, é natural de Serra Talhada, a capital do xaxado. Ainda jovem fez parte do grupo musical Azes do Baião, onde cantava e assinava suas primeiras composições. Seu primeiro compacto foi gravado na Rozenblit, em 1962, com quatro músicas de sua autoria.

Em 1975, o Trio Nordestino emplacou dois grandes sucessos do artista: Forró Pesado e Esquenta Moreninha. Sua fama como compositor levou a extinta AMC a lançá-lo nacionalmente em 1976, com o álbum Forró Diferente, com destaque para as faixas Depois do Forró e A Lavadeira. Assisão também teve discos lançados pelas maiores gravadoras do país: a RCA e a EMI.

Com o recorde de 300 mil cópias vendidas do LP O Dançador, de 1989, embalado pelo sucesso Pau Nas Coisas. A música Pequenininha possui mais de 250 regravações.

Atualmente, o artista conta com 49 álbuns (incluindo coletâneas) produzidos e mais de 700 composições. Em 2012, foi lançado o CD e DVD Assisão Ao Vivo 50 anos de Forró, reunindo seus maiores sucessos.

Assisão recebeu diversos prêmios e homenagens ao longo do tempo, com destaque para seus quatro discos de ouro e um disco de prata; recebeu o Troféu Gonzagão 2011 e o Troféu Asa Branca 2009 pela dedicação as tradições culturais.

Serviço

Sessão solene em homenagem aos 60 anos de carreira do mestre forrozeiro Assisão
Quando: Nesta terça-feira às 18h
Onde: Auditório Senador Sérgio Guerra, Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, na rua da União, 439, Santo Amaro.