O presidente Michel Temer garantiu na manhã desta sexta-feira (9) que a transposição do Rio São Francisco será concluída ainda no primeiro semestre de 2017. Em entrevista ao programa Passando a Limpo da Rádio Jornal, ele garantiu que o trecho Leste será entregue até fevereiro, “março no mais tardar”. E o trecho norte também será concluído no primeiro semestre.

“Estamos fazendo muito esforço para isso. O Ministério da Integração está trabalhando ativamente nisso daí. Hoje saiu edital de licitação, porque uma das empresas que trabalhavam em um dos trechos precisou sair e hoje está saindo o edital para nova licitação. A licitação se dará a aproximadamente um mês e logo na sequência retomam-se a obra para se cumprir esses desígnios que estou informando”, garantiu.

De acordo com Temer, a seca está sendo tratada como prioridade e os pipeiros, que estão há vários meses sem receber do Governo do Estado, serão pagos. “Nós estamos liberando importâncias exatamente para o pagamento dos carros pipas. Uma das tarefas, das adutoras e outras tantas obras, estamos preocupados com esta questão, aparentemente menor, mas que é de grande importância, que é a manutenção e quem sabe a ampliação do carros pipa para todo Pernambuco e todas a região do Nordeste”, esclareceu.

“Meu sonho nesses dois anos de governo é quem sabe conseguir por inteiro derrotar as crises hídricas pelas quais costumam passar o Nordeste, especialmente concluindo a transposição do Rio São Francisco”, falou.

Após cancelar duas agendas programadas, o presidente Michel Temer desembarcou no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes-Gilberto Freyre nesta sexta (9) para cumprir agenda no Nordeste. Após quase sete meses na presidência, o presidente vinha evitando a região devido à possibilidade de protestos e vaias.

A estreia de Temer começou pelo município de Surubim, no Agreste pernambucano, para inspeção e atos de assinatura na barragem de Jucazinho. Ainda nesta sexta (9), o presidente irá visitar a estação de bombeamento do reservatório do Programa de Integração do Rio São Francisco, devendo passar pelas cidades de Salgueiro e Floresta, onde há inspeções previstas nos reservatório.

Temer segue para Fortaleza, ainda na tarde desta sexta (9), onde irá assinar decreto para regulamentar a liquidação e renegociação de dívidas de crédito rural do Banco do Nordeste, na sede do banco.

Do JC Online