A nova rodada de concessões anunciada nesta terça-feira (7), pelo governo envolverá investimentos de R$ 45 bilhões, disse o presidente Michel Temer, na abertura da segunda reunião do conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

“Vejam que serão R$ 45 bilhões de novos investimentos nos setores de energia, transporte e saneamento, que promoverão a criação de cerca de 200 mil novos empregos diretos e indiretos”, disse. “E o que mais almejamos é o combate ao desemprego.”

O PPI, disse o presidente, é um programa que tem “importância fundamental” para a articulação governamental e a promoção do ambiente de negócios. Ele ressaltou que a economia já está se recuperando, mas nesse processo será necessária a parceria com a iniciativa privada, dadas as restrições orçamentárias por que passa o governo.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

O objetivo, disse o presidente, é ter uma infraestrutura que funcione com perfeição.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, apresentou o cronograma de concessões para os próximos meses. “Temos agora um cronograma. O objetivo, respeitando o calendário, é restabelecer a previsibilidade no País”, afirmou.

Desde que o PPI foi criado, de acordo com Moreira, o governo assinou dois contratos de prorrogação de terminais portuários e privatizou a distribuidora de energia goiana Celg-D, que pertencia à Eletrobras e ao governo de Goiás. “Foi uma vitória do Ministério de Minas e Energia, pois para se chegar a esse contrato não foi uma trajetória tranquila, fácil e serena”, disse.

O ministro citou que o governo lançou cinco consultas públicas: para a prorrogação da malha ferroviária paulista; das concessões das BR 101, 209, 286 e 448, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; dos terminais de celulose e veículos no Porto de Paranaguá; e do terminal de celulose do Porto de Itaqui.

Veja também:   Suspeitos de mandar matar Marielle Franco vão para presídios federais

Leia mais no Blog do Jamildo